Crescimento da CTB-MG será uma das prioridades do novo presidente estadual

Eleito no dia 25 de maio, no 3º Congresso Estadual, Marcelino Rocha é o novo presidente da Minas Gerais.

O Congresso da CTB-MG foi realizado nos dias 24 e 25 de maio, no Sesc de Contagem, e contou com a participação de mais de 150 delegados, representantes de sindicatos filiados à Central em todo o Estado.

Diretor de Imprensa do Sindicato dos Metalúrgicos de Betim e coordenador da Federação Interestadual de Metalúrgicos e Metalúrgicas do Brasil (Fitmetal), Marcelino Orozimbo da Rocha, 52 anos, se tornou metalúrgico em 1984, quando entrou no grupo Fiat. “Sempre participei das greves e paralisações, que me levaram a compor a diretoria do Sindicato em 1987”.

O dirigente começou sua militância sindical como suplente, mas hoje acumula quatro gestões à frente da entidade. “Na época a situação dos trabalhadores na base era mais difícil”, reelembra.

Agora para o sindicalista, o próximo desafio é fortalecer a Central na região. “Nosso objetivo nesta gestão vai ser fortalecer a CTB-MG como uma central sindical, que tem jogado um papel importante na ampliação dos direitos da classe trabalhadora de Minas Gerais”, destaca.

De acordo com o metalúrgico a meta para essa gestão que se inicia é ampliar o quadro de filiados, e desta forma, fortalecer a luta dos trabalhadore e trabalhadoras mineirios. “Temos atualmente em torno 150 filiados. Vamos criar algumas regionais prioritárias para continuar como protagonista das lutas regionais e estaduais”.

Ainda estão dentro os plano do dirigente mineiro a construção ou compra de uma sede própria. “Eu considero que ainda tem muito a ser feito, mas é preciso registrar o papel destacado o ex-presidente interino, Jota, em parceria com Gelson Alves, nosso secretário de Imprensa e Comunicação, que foram os principais responsáveis pelo papel politico desempenhado pela CTB”, afirmou.

No 3º Congresso Nacional da CTB, que acontece entre os dias 22 e 24 de agosto, no Anhembi, em São Paulo, a estadual mineira será representada por uma delegação composta por 148 delegados. Uma tarefa e tanto, segundo Marcelino. “Não será uma tarefa fácil, mas estamos nos mobilizando e organizando para particpar dessa etapa tão importante para os rumos nossa Central”.

Portal CTB