Rurais de Propriá e agentes penitenciários filiam-se à CTB-SE

Duas categorias aprovaram propostas de filiação à CTB-SE. Agora, a entidade representa os trabalhadores rurais de Propriá e os agentes penitenciários e servidores da Secretaria de Estado da Justiça de Sergipe (Sejuc). 

Os rurais de Propriá, município a 98 quilômetros da capital, aprovaram a filiação por unanimidade em assembleia geral estatutária no domingo, 30 de novembro, na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STTR). Maria José Santos Alves, a Mazé, presidenta da entidade, defendeu a proposta de filiação, principalmente, porque a CTB é a favor da unicidade sindical.

“Isso foi um fator muito importante para que a gente se desfiliasse da outra central e aprovasse a filiação à CTB Sergipe. A unicidade beneficia os trabalhadores rurais. Duas entidades em uma mesma região com a mesma finalidade é prejudicial. Quando há apenas um sindicato, os rurais se fortalecem, ganham força. Se essa entidade trabalha com seriedade, com honestidade, os trabalhadores só terão a ganhar”, ressaltou.

Vitória

José Aparecido Santos, secretário de Gênero e Raça da CTB-SE, a reunião foi proveitosa para a CTB. “Demos mais um passo à frente ao conseguir filiar o sindicato dos rurais de Propriá. Há algum tempo, a gente vem conversando com a diretoria, mostrando a linha política da nossa Central. Para nós foi uma grande vitória poder contar com os trabalhadores do campo do município”, disse.

Segundo Aparecido, CTB será uma parceira dos rurais de Propriá, nesse momento em que tem havido uma divisão no campo entre os sindicatos rurais o que fragiliza a luta dos trabalhadores do campo. Após a filiação, a CTB Sergipe fez o sorteio de camisas da entidade entre os filiados do sindicato, e a presidente Maria José já faz planos para o futuro. “Com o apoio da CTB, vamos trabalhar muito e lutar para que a gente possa melhorar as condições de vida do homem do campo e avançar na nossa pauta de reivindicações”, salientou.

Agentes

A filiação dos agentes prisionais à CTB-SE foi uma promessa de campanha. Segundo Edilson Souza, presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários (Sindpen), a atuação da CTB-SE tem sido mais positiva, o que levou a atual diretoria a optar pela filiação à entidade. “Ainda na campanha, nós dizíamos que se ganhássemos a eleição nos filiaríamos à CTB. Vencemos a eleição concorrendo com três chapas, obtivemos 78% dos votos dos agentes penitenciários em novembro do ano passado e assumimos a direção. Precisamos de um período para reorganizar a nossa entidade e agora nos filiamos à CTB. o Sindpen está de braços abertos para receber a Central. Juntos, unidos, somos fortes”, disse.

Por Niúra Belfort – Comunicação CTB-SE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.