CTB recebe visita de Juan José, especialista da Organização Internacional do Trabalho na América do Sul

A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), juntamente com a diretoria do Sintaema-SP, recebeu na tarde desta terça-feira (09), na Casa da Classe Trabalhadora, em São Paulo, Juan José especialista da Oficina de Actividades para los Trabajadores (ACTRAV) e da Organização Internacional do Trabalho na América do Sul (OIT), em Santiago no Chile.

Criada em 1919, a OIT é responsável pela aplicação e formulação das normas internacionais de trabalho, sendo a única agência das Nações Unidas ser composta por representantes das organizações de empregadores e trabalhadores e dos governos, sendo assim tripartida.

O especialista comentou a importância da luta sindical e como deve ser o processo de fortalecimento dos trabalhadores.

“A luta sindical será o último bastão. Porque vejo que a população, principalmente a juventude, está menos interessada nessa grande realidade que temos. O processo agora é necessário para o fortalecimento sindical para contra-atacar. Celebro profundamente fazendo essa luta, conversando para tratar e valores e serviços. Todos teremos a possibilidade de fazer o processo de fortalecimento, capacitação e de entender como esse tema internacional pode apoiar o processo”, disse Juan.

O presidente da CTB, Adilson Araújo, comentou as mudanças sofridas pelos sindicatos desde o golpe em 2016 e valorizou a parceria da Central com a OIT.

“Nesses 15 anos de existência, e resistência e de luta da CTB, passamos pelo golpe de 2016 sobretudo, a reforma trabalhista de 2017, a partir de 2017 a vida sindical mudou consideravelmente. Nós somos uma das poucas centrais sindicais que conseguimos concretizar parcerias com a OIT. Nós em parceria com a OIT colocaremos no centro do debate, e a OIT poderá nos ajudar bastante”, disse o presidente.