Sintergs lança simulador de contribuição do IPE Saúde

O Sindicato dos Servidores de Nível Superior – RS (Sintergs) lançou na última quinta-feira (15), um simulador de contribuição do Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Rio Grande do Sul (IPE Saúde). A ferramenta serve para ajudar servidores e pensionistas a calcularem o novo valor, caso a proposta do governo seja aprovada.

A calculadora permitirá ao segurado verificar individualmente quanto pagará a mais por mês, enquanto o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB) continua arrochando o salário, que não tem qualquer perspectiva de correção da inflação.

O simulador possibilita também verificar qual seria o valor pago ao IPE Saúde caso os trabalhadores do Executivo tivessem recebido os quase 60% de reposição da inflação nos últimos oito anos, durante os governos Eduardo Leite (PSDB) e José Sartori (MDB).

O cálculo evidencia que a solução do instituto passa por reajuste salarial anual dos servidores. “O IPE Saúde passa pela mesma crise que os servidores enfrentam há oito anos. A sustentabilidade do instituto ocorrerá apenas com a recomposição inflacionária dos salários”, afirma o diretor de Comunicação do Sintergs, Valdir Bandeira Fiorentin.

A calculadora do Sintergs foi desenvolvida como um contraponto ao simulador criado pelo governo, que quer acabar com o IPE Saúde ao transformar o sistema assistencial de caráter solidário em um plano, como os privados. A simulação considera o projeto protocolado pelo governo na Assembleia Legislativa.

Informações: Sintergs.