Reunião da FITERT destaca presença da CTB e a formação de GT para avançar nas pautas dos radialistas

Nesta terça-feira (20), houve um encontro da FITERT (Federação Interestadual dos Trabalhadores em Empresas de Radiodifusão e Televisão), em Brasília, que contou com a presença da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), representada por Flauzino Antunes, secretário de Relações do Trabalho da CTB e presidente da CTB-DF, e o Ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho. Durante a reunião, foram discutidas diversas demandas dos radialistas, e medidas importantes foram anunciadas, incluindo a formação de um Grupo de Trabalho (GT), para avançar em duas pautas essenciais: a regulamentação do registro profissional e a inclusão dos radialistas no CBO (Código Brasileiro de Ocupações) do Ministério do Trabalho e Emprego.

“Estive acompanhando a FITERT como secretário nacional de Relações de Trabalho da CTB, junto ao MTE, e avalio como positivo a recepção do ministro Marinho aos pleitos assim como o encaminhamento da criação do GT para ser célere o atendimento das demandas”, disse o secretário.

Confira as reivindicações dos radialistas:

1. Regulamentação do registro profissional dos radialistas: Uma das pautas debatidas durante a reunião da FITERT foi a regulamentação do registro profissional dos radialistas. Essa demanda busca estabelecer critérios claros e específicos para a concessão do registro, garantindo a qualificação dos profissionais da área. A criação de um GT, com representantes da FITERT, CTB e Ministério do Trabalho e Emprego, tem como objetivo avançar nas discussões e propor medidas concretas para a regulamentação do registro profissional.

2. Inclusão dos radialistas no CBO do MTE: Outro tema tratado na reunião foi a inclusão dos radialistas no CBO, que é um instrumento utilizado pelo Ministério do Trabalho e Emprego para padronizar e classificar as profissões e suas respectivas funções. A ausência dos radialistas nesse código implica em uma lacuna na classificação e reconhecimento oficial desses profissionais. A FITERT e a CTB reivindicaram a inclusão dos radialistas no CBO, o que seria um passo importante para a valorização e o reconhecimento da categoria. O GT formado para tratar dessa pauta buscará elaborar propostas que possam ser adotadas pelo Ministério do Trabalho e Emprego para efetivar essa inclusão.

A reunião da FITERT, com a presença da CTB e do Ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, foi um marco para os radialistas, que viram suas pautas ganharem destaque e a promessa de medidas concretas para avançar nessas demandas. A formação de um GT para tratar da regulamentação do registro profissional e da inclusão dos radialistas no CBO demonstra o compromisso em valorizar e reconhecer a importância desses profissionais para o setor da radiodifusão.