Paralisação de 48 horas em defesa do Piso Nacional da Enfermagem é aprovada pelo Sindsaúde Bahia

O Sindicato dos Trabalhadores em Saúde da Bahia (Sindsaúde Bahia), promoveu na noite desta quarta-feira (21), assembleia geral dos (as) servidores (as) públicos (as) de enfermagem com indicativo de paralisação da categoria. A reunião foi realizada de forma on-line e presencial, com a participação de servidores públicos (as) da enfermagem de diversos pontos do estado.

Na assembleia foi apresentada e aprovada a proposta da realização de uma paralisação de 48h, em defesa da implantação do Piso Nacional de Enfermagem, que irá acontecer no dia 29 de junho, e terminará com a participação na caminhada do dia 02 de julho, feriado da independência da Bahia. Uma manifestação em defesa da implementação do Piso salarial acontecerá na próxima quarta-feira dia (28), em Brasília.

Na Assembleia Geral estavam presentes Dart Clara Cerqueira, Aladilce Souza, Marta Bispo, Maria Solemar e Pedro Pirajá, diretores do sindicato. A presidente Ivanilda Brito e a vice-presidente Tereza Deiró, que se pronunciaram por meio virtual por estarem cumprindo compromissos fora da cidade.

“Este é o momento de a enfermagem mostrar sua força em Defesa do Piso Nacional, a maior conquista já alcançada por essas trabalhadoras (es), de uma profissão fundamental para o país e precisa ser reconhecida e valorizada. E a grande participação nessa assembleia demonstra uma que estamos unidos e com força pelo Piso”, pontuou Aladilce Souza.

“Nós temos um Fórum baiano de enfermagem, que uniu todos os sindicatos da categoria, para que juntos possamos nos fortalecer, e tornar o piso salarial uma realidade nos contracheques. Por este motivo é tão necessário fortalecer os sindicatos para que tenhamos força jurídica e política na luta pelo piso”, completou Dart Clair.

A vice-presidente Tereza Deiró, afirmou que essa luta é histórica e que a valorização da Enfermagem é também valorização do SUS. “Cerca de 2 milhões de profissionais são submetidos a carga horária extenuantes de trabalho e precisam ter o piso garantido. Eu defendo a proposta do Piso da Enfermagem sem nenhuma perda dos nossos direitos e que seja para ativos e aposentados. O sindicato é atuante nesta linha e essa assembleia é importante para que possamos deliberar ações conjuntas e mobilizar os profissionais, não podemos fazer nada sem ajuda de todos, o sindicato é feito por seus trabalhadores, por isso, somente juntos podemos enfrentar o capital que está contra o piso”, disse a presidente do SindSaúde-Ba, Ivanilda Brito.

Informações: SindSaúde-BA.