CTB realiza seminário sobre conjuntura econômica e o mercado de trabalho, no Pará

Na última quinta-feira (22), a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil no Pará (CTB-PA), junto com o SINDECOMAR (Sindicato dos Comerciários de Marabá), o SERVIMMAR (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Marabá) e a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) local, realizou um seminário com o tema: “A conjuntura econômica e o mercado de trabalho em Marabá – negociação coletiva e fortalecimento dos sindicatos”, no Pará. O encontro teve como palestrantes o advogado Rodrigo Botelho, presidente da OAB Marabá e Everson Costa, supervisor técnico do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese-Pará).

Marabá é conhecida por sua economia diversificada, que abrange setores como agropecuária, mineração, comércio e serviços. No entanto, como em muitas outras regiões do país, a conjuntura econômica pode ser instável e influenciada por fatores externos. Nesse contexto, o mercado de trabalho em Marabá reflete as demandas e os desafios impostos pela conjuntura econômica. A busca por emprego, a estabilidade financeira e a garantia de direitos trabalhistas são preocupações constantes para os trabalhadores da região

Para enfrentar esses desafios e buscar melhores condições de trabalho, os sindicatos desempenham um papel fundamental. Cleber Rezende, presidente da CTB-PA exaltou o potencial econômico da cidade. “Realizar um seminário desse porte no município de Marabá, mostra que estão tendo uma visão do potencial econômico da região. Marabá está entre as cinco maiores cidades do estado, é um grande polo de investimento e recursos da iniciativa pública e privada para a geração de emprego e renda e merece uma atenção. A CTB está com um olhar especial para essa região e busca crescer sua influência na classe trabalhadora de Marabá e região”, falou o presidente.

Rodrigo Botelho agradeceu a oportunidade de ter o evento na cidade. “Foi uma honra receber esse evento em Marabá, que contou com a presença de centrais sindicais, participação da advocacia, estudantes e outros setores profissionais. Foi uma oportunidade única de conhecimento a todos e muito enriquecedor. Que seja uma agenda inicial e contínua de muita produtividade”, disse Botelho.

O presidente do SERVIMMAR, Valter Leal elogiou o conhecimento trazido pela reunião.  “O evento de Marabá foi excelente e trouxe para nós dados conclusivos, com fé pública, nós do SERVIMMAR agradecemos a forma que o evento foi conduzido”, finalizou Valter.

Geraldo Dean, presidente do SINTRARSUL, gratificou a Central pelo convite ao seminário. “Quero agradecer o convite da CTB para participar do evento com o tema muito importante para a atual conjuntura do país, que os sindicatos possam dar as mãos e debaterem esse momento e desafios para que possamos juntos desenvolver um bom trabalho para nossa categoria”, agradeceu Geraldo.