9 de Julho: Dia da Luta Operária

No próximo dia 9 de julho, comemora-se o Dia da Luta Operária, uma data que homenageia seis personalidades brasileiras com um histórico de vida relacionado à defesa das causas sociais e ao movimento operário. A lei municipal nº 16.634/17, de autoria do ex-vereador Donato (PT), instituiu essa data em memória da paralisação ocorrida em 1917. A celebração ocorrerá no Galpão do MST, localizado na Alameda Eduardo Prado, 474, Campos Elíseos, em São Paulo (SP), às 9 horas.

As seis personalidades que serão homenageadas são: a militante Ana Dias, o jornalista Sérgio Gomes, o bancário Dirceu Travesso, o professor João Felício, o metalúrgico José Ibrahim e o também professor Oswaldo Barros. Ana Dias e Sérgio Gomes receberão o Troféu José Martinez, que presta homenagem ao sapateiro anarco-sindicalista José Martinez. No dia 9 de julho de 1917, Martinez foi baleado e morto por soldados da antiga Força Pública durante a paralisação que afetou diversas empresas em São Paulo, sendo considerada a primeira greve geral do Brasil.

Dirceu Travesso, João Felício, José Ibrahim e Oswaldo Barros, receberão placas de agradecimento por meio de seus familiares, como reconhecimento por sua dedicação à luta dos trabalhadores.

A iniciativa para celebrar o Dia da Luta Operária parte das centrais sindicais: CSP-Conlutas, CSB, CTB, CUT, UGT, Força Sindical, NCST, Pública e Intersindical Instrumento de Luta e Organização da Classe Trabalhadora, em parceria com o mandato do deputado estadual Donato (PT). A organização do evento conta com a participação do Centro de Memória Sindical, do Instituto Astrojildo Pereira e do IIEP – Intercâmbio Informações Estudos Pesquisas.

O encontro promete ser um momento de reflexão e reconhecimento da importância dos movimentos operários na história do país, bem como uma oportunidade para destacar o legado deixado por essas personalidades em defesa dos direitos dos trabalhadores.