CTB participa de Plenária do PPA Participativo em São Paulo

Nesta sexta-feira (14), São Paulo recebeu a última Plenária de elaboração participativa do Plano Plurianual Participativo (PPA). A plenária aconteceu no Memorial da América Latina e teve a participação do vice-presidente da República Geraldo Alckmin, e de vários ministros, entre eles Simone Tebet, do Planejamento; Ana Moser, dos Esportes; e Sônia Guajajara, dos Povos Indígenas. Também participaram dez representantes da sociedade civil e de movimentos sociais. A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), esteve presente no evento e foi representada por uma delegação, dentre eles estavam Nivaldo Santana, secretário de Relações Internacionais da CTB, Carlos Rogério, secretário Adjunto de Políticas Sociais, Esporte e Lazer, Onofre Gonçalves, Secretário de Previdência, Aposentado e Pensionista da CTB-SP e Mara kitamura, presidente do Sindicato dos Professores de Sorocaba e Região (SINPRO).

“O Plano Plurianual é a base que irá definir as estratégias e prioridades do governo em todos os ministérios. O PPA também vai servir de instrumento para elaborar azualmente a proposta orçamentaria do governo”, contou Nivaldo.

“O encerramento do PPA foi em grande estilo, com muitas propostas e sendo muito positivo politicmente. Se o povo se empenhar e participar de fato, o PPA vai dar certo”, completou Onofre.

“Elaboramos porpostas para que o governo coloque em prática e atenda os interesses da população”, disse Rogério.

PPA Participativo

O PPA Participativo é uma importante iniciativa do Governo Federal que busca envolver os cidadãos na definição das prioridades do orçamento governamental para os próximos quatro anos. Com o objetivo de fortalecer a transparência, a participação democrática e a efetividade das políticas públicas, essa abordagem permite que a população contribua ativamente nesse processo.

Uma das principais ferramentas do PPA Participativo é a Plenária, na qual os cidadãos têm a oportunidade de participar de debates e discussões sobre as prioridades e diretrizes do governo. Além disso, o programa também disponibiliza uma plataforma digital onde as pessoas podem votar nos programas governamentais e apresentar suas próprias propostas. Essa plataforma é uma forma adicional de participação e contribuição da sociedade civil.

Para participar ativamente do PPA Participativo, você pode acessar a plataforma digital no seguinte endereço: https://brasilparticipativo.presidencia.gov.br/. Lá, você poderá votar nos programas do governo e fazer suas próprias propostas, ajudando a moldar o futuro das políticas públicas do país.