Prêmio Clarice Pereira marcará Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha

Inovando na linguagem para reforçar a luta feminina, a Secretaria da Mulher da CTB Bahia e o Instituto Pérola Negra propuseram uma “femenagem” a mulheres que lutam com o Prêmio e Certificado Clarice Pereira. A honraria será entregue na celebração do 25 de julho, Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha. Os detalhes da atividade foram discutidos na última sexta-feira (14). O ato acontecerá no dia 31, a partir das 9h, no auditório da APLB-Sindicato, entidade da qual Clarice era dirigente.

“Será uma Roda de Conversa para debater vários temas, seguida da premiação e de intervenções artísticas e culturais. Faz parte do plano de ação definido pela secretaria, com as atividades nas datas simbólicas, como o 25 de julho. Celina foi convidada para atualizar as informações políticas e sobre as atividades em curso”, explicou Flora Lassance, secretária da Mulher da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Bahia (CTB-BA).

A secretária nacional da Mulher Trabalhadora da CTB, Celina Arêas, pediu toda mobilização das mulheres do campo e da cidade para as atividades, especialmente a Marcha das Margaridas, em agosto. “Nossa luta é para mudar realidades ainda absurdas. Somos maioria em vários setores, mas nos seus espaços de poder, ainda somos minoria. No novo Brasil com Lula, devemos aproveitar para reconquistar direitos e avançar na ocupação de espaços. Antes das eleições, apresentamos a ela uma pauta com propostas importantes, como igualdade salarial entre homens e mulheres. A lei saiu, mas teve mudanças. Nossa luta é para que as medidas sejam implementadas, como a Convenção 190 da OIT, a promoção da Saúde Menstrual e a Lei Viver Sem Violência. A CTB e os sindicatos precisam ajudar nisso. Podemos fazer um debate com as deputadas federais Alice Portugal e Jandira Feghali”, pontuou.

“A luta contra o racismo é todos os movimentos que lutam por igualdade e uma sociedade mais justa, especialmente para as mulheres negras, as mais atingidas pelas desigualdades”, destacou a dirigente do Sindicato dos Trabalhadores em Postos de Combustíveis da Bahia (Sinposba) e da CTB Bahia, Lucineide Sampaio

Kátia Santos, da Wakanda Educação Empreendedora e do Instituto Pérola Negra apresentou a ideia para o 25 de julho. “É muito importante femenagear mulheres em vida, especialmente as mulheres negras. Temos que fortalecer o empreendedorismo, a economia solidária e as novas tecnologias para dar autonomia financeira às mulheres. O Prêmio Clarice Pereira vai reconhecer legados importantes de muitas guerreiras”, enfatizou.

A PROPOSTA

• Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha
  • 31 de julho (segunda-feira), às 9h, na APLB-Sindicato
  • Evento construído pela Secretaria da Mulher com o Instituto Pérola Negra e outras secretarias da CTB, com apoio dos sindicatos e entidades do movimento social.
  • Tema: “Enegrecer o Feminismo – a situação da mulher negra na América Latina a partir de uma perspectiva de gênero”
  •  Roda de Conversa com Kátia Santos (Wakanda), Daniele Costa (Sepromi), Creuza Oliveira (Federação Nacional das Empregadas Domésticas), Ana Georgina (Dieese), Jandira Alves (instituto Luísa Mahin), Ubiraci Matilde (Saúde), Hercília (Fetracom), Renilda (FETAG-BA) e Josi Clímaco (Marcha das Mulheres Negras)
  •  Poesia e outras intervenções artísticas e culturais…
  •  Femenagem com prêmio e certificado Clarice Pereira para mulheres que se destacam na defesa dos direitos das mulheres.

Participaram da reunião Sônia Maria (Fetracom), Lúcia Maia (Flemacon), Rita Soares (APLB e secretária de Meio Ambiente da CTB Bahia), Lívia Ferreira (UNALGTB), Jailton Andrade (petroleiro e CTB Bahia), Aurino Pedreira (FETIM), Josélia Ferreira (SintraSuper), Silvana (Sindicato dos Metalúrgicos) e Nancy Andrade (Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe).

Informações: CTB-BA.