Trabalhadores da Marcopolo aprovam pauta a ser negociada direto com a empresa, em Caxias do Sul

Uma assembleia mobilizou trabalhadores e trabalhadoras da Marcopolo na manhã desta terça-feira, 25 de julho. Após a audiência de mediação no TRT 4, na segunda-feira, ter encerrado sem avanço, sem nova proposta da patronal, o Sindicato iniciou as negociações empresa por empresa.

A pauta original, aprovada em assembleia no dia 3 de junho, reivindica 10% de reajuste salarial e tem ao todo 93 itens, entre eles:

• Elevação do Piso Salaria da categoria para R$ 3.500,0
  • Pagamento do Auxílio-creche para a criança
  • Transporte gratuito
  • Adicional de insalubridade em, no mínimo, grau médio
  • Salário iguais para funções iguais para homens e mulheres
  • Limitação de 30 minutos para tempo de deslocamento
  • Redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais
  • Pagamento de cesta-básica no valor de R$ 250,00 para trabalhadores e trabalhadoras
  • Transporte seguro para as mulheres com medida protetiva
  • Liberdade para atuação sindical
  • Atestados médicos e odontológicos. Aumento para dez dias o prazo de entrega

Esgotadas as tentativas de acordo com o SIMECS

Na terça-feira, dia 18 de julho, a direção do Sindicato voltou do TRT 4 em Porto Alegre com uma proposta sugerida pelo Desembargador. Proposta está para ser votada pelos sindicatos dos trabalhadores e o patronal. Na tarde de quinta-feira, 20 de julho, o presidente Assis Melo recebeu a notícia de que o SIMECS recusou a proposta apresentada na mediação. Desta forma, a assembleia convocada pelo Sindicato dos Metalúrgicos para o sábado, 22 de julho, que iria debater e votar essa sugestão, foi cancelada. Uma consulta pública que estava sendo realizada pelas nossas redes sociais sobre a proposta também foi encerrada em função da recusa da patronal. Na segunda-feira, 24 de julho, mais uma audiência de mediação foi realizada sem nova proposta da patronal.

Esgotadas as tentativas de negociação com o SIMECS, o Sindicato dos Metalúrgicos está conversando com a categoria para realizar as negociações de Dissídio direto com as empresas, sem intermediação da entidade patronal.

Fonte: Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias do Sul.