CTB participa do evento “Diálogos Amazônicos” em Belém

A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), esteve na última sexta-feira (04), até o domingo (06), no evento “Diálogos Amazônicos”, uma série de debates que antecedem a Cúpula da Amazônia, que aconteceu em Belém-PA. Os resultados da reunião serão apresentados por representantes da sociedade civil aos líderes reunidos na Cúpula da Amazônia.

O presidente da CTB-PA, Cleber Rezende, fez uma intervenção no evento. Foto: Danilo Lima

“Os “diálogos amazônicos” foi um momento muito importante que reuniu mais de 20 mil pessoas, lideranças populares, sindicais, populares, estudantis etc. Nesse debate podemos levantar um conjunto de elementos em defesa da Amazônia. É importante essa oportunidade para os amazônidas falarem da Amazonia e lutar para um desenvolvimento sustentável, em vista que aqui temos a floresta, mas temos seres humanos que vivem aqui e precisam ser incluídos na garantia de direitos e melhores condições de vida”, disse Cleber Rezende, presidente da CTB-PA.

A prioridade destacada pelo presidente Lula no encontro, envolve a reestruturação das diretrizes públicas voltadas à região amazônica. Nesse contexto, a Cúpula da Amazônia assume um papel de destaque como um momento significativo, marcando uma iniciativa de grande alcance internacional por parte do Brasil em 2023.

Além disso, o Governo Federal compreende a importância crucial da participação da sociedade como um pilar fundamental na promoção de um desenvolvimento que seja tanto sustentável quanto integrado para as diversas áreas que compõem a Amazônia. Isso abrange a inclusão social, bem como a adoção de medidas responsáveis e equitativas em relação à justiça climática.