Secretaria de Política Agrícola da CONTAG promove atividade de formação sobre o Plano Safra 2023/24 para Federações de todo o Brasil

Compreender todos os aspectos do novo Plano Safra da Agricultura Familiar 2023/24 e traçar estratégias para que esse programa seja acessado por muitas famílias agricultoras na base é muito importante para a CONTAG. Foi pensando nisso que a Secretaria de Política Agrícola da Confederação promoveu encontros de formação sobre o tema com dirigentes das Federações das cinco regionais.

Foram três eventos dessa agenda. O primeiro foi direcionado a todos os estados do Nordeste, e aconteceu nos dias 27 e 28 de julho em Carpina, no Pernambuco. Já o segundo reuniu representantes das Federações do Sul, Sudeste e Centro-Oeste nos dias 1º e 2 de agosto na sede da CONTAG, em Brasília. E o último, direcionado para a região Norte, aconteceu em 3 e 4 de agosto em Belém do Pará.

As atividades ofereceram um aprofundamento técnico sobre o novo Plano Safra, com a presença de orgãos do governo federal, como o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), a Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), e também de bancos, como o Banco do Brasil e o Banco da Amazônia. Representantes dessas instituições apresentaram aos participantes sobre as diretrizes de operacionalização do Plano Safra 2023/24 e tiraram dúvidas dos participantes.

“Esta é uma iniciativa inédita da CONTAG”, explica a secretária de Política Agrícola, Vânia Marques Pinto, “e temos muita expectativa que essa ação seja multiplicada nos estados e contribua para que os agricultores e as agricultoras familiares acessem de fato as políticas públicas lançadas, e assim a gente consiga operacionalizar todo o volume de recursos que foi disponibilizado neste Plano Safra”.

Vânia também avalia os resultados dos três encontros: “Foi muito positivo ter a lideranças dos estados conosco, e também as representações do governo federal e dos bancos. Estamos construindo um bom diálogo e já pensando possibilidades para o próximo Plano Safra”, concluiu.

Informações: Comunicação CONTAG – Gabriella Avila