Senpa realiza ato em defesa do pagamento do piso nacional da enfermagem, em Belém-PA

O Sindicato dos Enfermeiros do Pará (Senpa) realizou um Ato em defesa do piso nacional da enfermagem, nessa terça-feira (08), em Belém, em frente ao Hangar – Centro de Convenções, e a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil do Pará (CTB-PA), esteve presente na manifestação, representada pelo presidente da CTB-PA, Cleber Rezende.

“A aprovação da lei do piso nacional foi uma grande conquista, mas ainda há o que conquistar, a sua implementação na prática. Que seja feito o pagamento aos trabalhadores da enfermagem, que esse recurso chegue no contracheque, sobretudo, esse debate com a iniciativa privada, que precisa responder a necessidade de pagar o piso nacional da enfermagem para todos os trabalhadores, sejam enfermeiros, técnicos e profissionais abrangidos pela lei do piso nacional. Essa luta ainda segue com muita força, para garantir o pagamento do piso a categoria!”, disse Cleber Rezende.

A luta pela integridade do Piso Salarial

A comunidade de enfermagem e seus apoiadores contestam vigorosamente essas ações judiciais e argumentos. Eles destacam que o piso salarial não deveria estar sujeito a regulamentações relacionadas à carga horária ou remuneração. Defendem que o piso deve ser pago integralmente, sem concessões, visando a valorização do trabalho essencial desempenhado pela enfermagem.

Atrasos e urgência

A situação se agrava pelo atraso na implementação do piso salarial, com a segunda portaria ainda não publicada e os fundos necessários não repassados. Esse atraso prejudica diretamente os profissionais da enfermagem, que há um ano aguardam a resolução dessa questão.