Lúcia Maria, dirigente do Sintracom-BA destaca unidade e lutas na América Latina durante debate no Chile

A experiência sindical no Brasil foi destacada no Chile pela dirigente do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção e da Madeira no Estado da Bahia (Sintracom-BA) e presidenta da Federação Latino-Americana e  Caribenha dos Trabalhadores da Construção, Madeira e Materiais de Construção (FLEMACON), Lúcia Maria, participou de um debate no canal El Ciudadano, veículo de comunicação do Terceiro Setor no Chile.  Com o tema “Experiências de negociações do setor da construção na América Latina”, o debate aconteceu durante o 7º Congressso do SINTEC Chile.

“Vivemos um período recente sob um governo de extrema direita. As centrais sindicais se unificaram para lutar e ajudar a derrotar o representante do fascismo. Essa unidade foi essencial, que contou com o apoio da FLEMACON. Entendemos que ela ajuda na construção de um país melhor e uma América Latina mais justa, pois continua com uma desigualdade social muito grande”, pontuou Lúcia.

Foto: Sintracom-BA

A dirigente falou sobre a o desafio à frente da Federação. “Ser presidenta mulher de uma entidade onde a categoria é majoritariamente masculina, me orgulha e me dá mais responsabilidade. Nosso desafio é unificar a luta dos trabalhadores e das trabalhadoras da construção no continente. Me empenho muito e temos conseguido êxito em muitas lutas e no fortalecimento da classe trabalhadora, participando de reuniões e congressos internacionais. O 4º Congresso da FLEMACON aconteceu em dezembro de 2022, no Chile, mostrando a força internacional da categoria. Mostramos para a classe trabalhadora que ela deve sempre unir forças, em cada país e no continente, para melhorar as condições de vida e trabalho”, afirmou.

Lúcia destacou o trabalho do Sindicato na Bahia. “O Brasil é como um grande continente e a Bahia tem 417 município. Nosso sindicato é estadual e precisa cuidar de mais de 50 operários e operárias, especialmente com relação a segurança no ambiente de trabalho para evitar acidentes”, disse.

Ao final, nossa dirigente falou sobre a importância da sindicalização. “Trabalhamos para mostrar que é o maior ato de consciência da categoria, que precisa reforçar sua entidade para lutar com mais força em defesa da classe. Aproveito para saudar o SINTEC do Chile pelo congresso. A FLEMACON se sente honrada em ter a entidade como sua filiada. Vamos seguir juntos e firmes para que a classe trabalhadora nos países da América Latina tenham uma vida melhor”, enfatizou.

Informações: CTB-BA.