DIESAT celebra 43 anos de parcerias e dedicação à saúde do trabalhador

No próximo dia 31 (quinta-feira), às 9h, o Departamento Intersindical de Estudos e Pesquisas de Saúde e dos Ambientes de Trabalho (DIESAT) realizará um evento especial para celebrar seus 43 anos de atuação na área da saúde do trabalhador. O evento ocorrerá através da plataforma Zoom e reunirá importantes parceiros que têm contribuído para a promoção da saúde e segurança no ambiente de trabalho.

O DIESAT, ao longo de sua trajetória, tem desempenhado um papel fundamental na conscientização, pesquisa e defesa das condições de trabalho saudáveis para os trabalhadores em diversas áreas. Nesta ocasião marcante, serão destacados os parceiros que têm colaborado com a missão do DIESAT ao longo dos anos. Entre eles, figuram organizações de grande relevância:

• Conselho Nacional de Saúde (CNS): Uma das principais instâncias de controle social no campo da saúde, com papel fundamental na formulação de políticas e diretrizes voltadas para a saúde da população.
  • Ministério Público do Trabalho (MPT): Atuando na defesa dos direitos trabalhistas e na promoção das condições dignas de trabalho, o MPT é um parceiro essencial na busca por ambientes laborais mais seguros.
  • Coordenação-Geral em Vigilância de Saúde do Trabalhador (CGVISAT): Esta coordenação desempenha um papel crucial na vigilância e prevenção de doenças relacionadas ao trabalho, buscando garantir a saúde dos trabalhadores em todo o país.
  • Ministério do Trabalho e Emprego (MTE): O ministério é responsável por políticas voltadas para a melhoria das condições de trabalho, visando a proteção dos direitos dos trabalhadores.
  • Fundacentro: Como órgão de referência na promoção da saúde e segurança no trabalho, a Fundacentro tem sido uma parceira constante do DIESAT na busca por ambientes laborais mais saudáveis.
  • ABRASCO: A Associação Brasileira de Saúde Coletiva tem desempenhado um papel relevante na articulação de ações voltadas para a saúde da população, incluindo a saúde dos trabalhadores.
  • Organizações Sindicais (Frente Ampla, ABRASTT, CISTT Nacional, Força Sindical, UGT, CTB, NCST, CUT, Intersindical): As organizações sindicais têm um papel fundamental na defesa dos direitos dos trabalhadores e na busca por condições de trabalho mais justas e seguras.

O evento será realizado através do seguinte link Zoom: https://us06web.zoom.us/meeting/register/tZcocu2oqjMvH92KDjQuLdWHSf-V0TVASuRa.

O DIESAT espera contar com a participação de todos os interessados em celebrar esse marco importante na promoção da saúde do trabalhador. Através dessas parcerias, o departamento tem trabalhado incansavelmente para garantir ambientes laborais mais saudáveis, dignos e seguros para todos os trabalhadores brasileiros.