Paralisação da Enfermagem exige pagamento do Piso Salarial na Bahia

Na manhã desta segunda-feira (25), o Sindsáude-BA mobilizou servidoras e servidores públicos da Enfermagem, para uma paralisação de 12h com manifestação de advertência em frente à Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab).

Com cartazes, faixas, apitos e carro de som, o movimento exigiu que o piso seja pago a ativos e aposentados sem incorporar a GID. “A GID é variável e não pode incorporar como piso. É importante a presença da categoria para pressionar PGE, Sesab e Saeb a cumprir a lei do Piso Salarial sem artifícios que prejudicam a remuneração da categoria. Hoje é uma advertência, mas intensificaremos ações mais prolongadas”, afirmou Ivanilda Brito, presidenta do Sindicato.

Segundo a dirigente, o piso é vencimento básico. “Não aceitamos o somatório de gratificações para chegar ao seu valor, muito menos considerar a carga horária de 44h. O Estado estabelece a carga horária de 30h e extensão para, no máximo, 40h semanais, com o acréscimo de 50% do salário base”, esclareceu Ivanilda. Com informações: Sindsaúde