Plenária Nacional da CTB debate estratégias para a CONAE e fortalecimento da representatividade sindical

Deputada Alice Portugal (PCdoB) destaca desafios na defesa dos direitos educacionais, enquanto representantes da CTB reforçam a importância da participação sindical nos fóruns de educação.

Nesta quarta-feira (27), a Secretaria de Políticas Educacionais da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), promoveu uma plenária nacional para discutir temas relacionados à educação no país. O encontro teve como foco principal a preparação para a Conferência Nacional de Educação (CONAE), que visa construir insumos para o próximo Plano Nacional de Educação (PNE), a ser elaborado na próxima década.

A plenária reuniu representantes importantes do cenário educacional e político, contando com a presença de Heleno Araújo, da Comissão Nacional de Política Educacional (CNE) do Fórum Nacional Popular de Educação (FNPE), bem como a participação da deputada federal Alice Portugal (PCdoB), além de Jonas de Paula, Professor Universitário, presidente da CTB-ES e secretário de Políticas Educacionais da CTB Nacional e Arielma Galvão, Coordenadora Pedagógica na Bahia, mestra em educação e secretária adjunta de Políticas Educacionais da CTB Nacional.

Durante o evento, foram discutidos aspectos relacionados à conferência, enfatizando a importância desse momento para a retomada da democracia no âmbito do Fórum Nacional de Educação (FNE), permitindo uma discussão democrática e representativa.

A deputada federal Alice Portugal (PCdoB), destacou as tensões enfrentadas na Câmara dos Deputados em relação à preservação dos direitos educacionais. Ela ressaltou as discussões em curso sobre a educação integral, o Sistema Nacional de Educação, a educação de jovens e adultos, o piso salarial dos professores e a carreira do magistério. A deputada enfatizou a necessidade contínua de lutar pela manutenção desses direitos, mesmo após a eleição do presidente Lula, já que forças reacionárias continuam trabalhando para retirá-los.

“Destacamos a importância da resolução da CTB e do encontro presencial ocorrido em abril deste ano, em São Paulo. Além disso, ressaltamos como essa plenária se torna um documento crucial no debate da CNE, das conferências estaduais de educação e das conferências municipais de educação”, afirmou Arielma Galvão.

Jonas de Paula, participou da abertura da plenária e anunciou que haverá outros momentos para dar continuidade a esses debates. A Secretaria de Políticas Educacionais da CTB, também disponibilizou um formulário online para mapear todas as representações da CTB nos fóruns de educação em estados e municípios. O objetivo é fortalecer a presença sindical e criar oportunidades para reuniões que promovam a troca de informações e o fortalecimento das ações em defesa da educação no Brasil.