“A função política do sindicato no capitalismo apocalíptico”: CTB Minas promove lançamento de livro

Nesta sexta-feira (28), a CTB Minas promove o lançamento do livro “A função política do sindicato no capitalismo apocalíptico”, de Thaís Cláudia D’Afonseca. Vice-presidenta do Sinpro Minas, Thaís é doutora em Direito Privado e mestre em Direito do Trabalho.

O livro, que é a tese de doutorado defendida pela autora, apresenta uma análise da função política do sindicato no atual estágio do capitalismo sob a perspectiva da classe trabalhadora.

“Considerou-se as conformações do neoliberalismo e o cenário de crise na pandemia e pós-pandemia, e como o trabalhador se enxerga e vem se relacionando com o sindicato”, explicou a autora. “Esses novos dilemas intensificam a racionalidade que fragmenta, manipula e superexplora a classe trabalhadora. a níveis comparáveis àqueles do início do século 18.”

Segundo Thaís, as entidades sindicais sempre estiveram sob ataque, mas houve uma intensificação a partir da década de 1970. “A união do poder do Estado, do poder político, com o capital, além de vários aspectos ideológicos, afetam o sindicato. A defesa é que ele possa sempre retomar ou manter a sua função política, de forma a contribuir à emancipação social, política e econômica da classe trabalhadora.”

O lançamento será às 9h30, na sede da CTB Minas (Rua Tupinambás, 179, 14º andar, Belo Horizonte).

por: Andressa Schpallir – CTB MG.