Greve de mais de mil trabalhadores da construção civil de empresas terceirizadas da Hydro e Alunorte continua em Barcarena-PA

Nesta quinta-feira (05), mais de mil trabalhadores das empresas terceirizadas da Hydro e Alunorte na Vila dos Cabanos, Barcarena, seguem em greve pelo quarto dia consecutivo. O Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção e do Mobiliário de Barcarena e Abaetetuba (Sinticomba), filiado à Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), lidera o movimento, exigindo um reajuste salarial de 8,89% e melhorias significativas nos benefícios oferecidos pelas empresas.

As principais reivindicações dos trabalhadores incluem o aumento da cesta básica e do vale-alimentação, que atualmente somam apenas 225 reais por mês. Considerando o alto custo de vida no Pará, onde a cesta básica é uma das mais caras do Brasil, os trabalhadores pedem que a cesta de benefícios seja elevada para 500 reais. Jonh Carvalho, Vice-Presidente da CTB, afirmou: “Essas empresas para as quais os trabalhadores prestam serviço são multinacionais poderosas, mas suas terceirizadas pagam salários muito baixos. Estamos pedindo melhorias essenciais nos benefícios, especialmente na cesta básica e no vale-alimentação”, disse.

O sindicato está atualmente em negociações com as empresas. A proposta inicial das empresas foi de 300 reais para a cesta de benefícios, mas os trabalhadores estão firmes em sua demanda por 500 reais. Uma audiência de mediação foi realizada na tarde desta quinta-feira (05), no entanto, não resolveu o impasse, enquanto os trabalhadores avaliarão os resultados em assembleia na manhã dessa sexta-feira (06), para avançar na garantia das suas necessidades básicas.