Dieese lança Dicionário da Atividade Sindical

O Dieese acaba de disponibilizar, gratuitamente, uma preciosa introdução à gramática sindical, revelando o significado de 100 verbetes (definições e pequenos comentários) sobre alguns dos principais termos técnicos utilizados por dirigentes sindicais, militantes e assessores/as nas questões ligadas às diversas dimensões do trabalho sindical.

O Dicionário da Atividade Sindical, que pode ser acessado aqui, aborda e elucida vários temas que frequentam o cotidiano da atividade sindical. São questões que aparecem em várias situações: no contato direto com os/as trabalhadores/as da base, no trabalho de formação sindical, nas campanhas para renovação de Acordos e Convenções Coletivas de Trabalho, nas mesas de negociação propriamente ditas, na imprensa sindical, nos processos judiciais de que os sindicatos participam como representantes dos/as trabalhadores/as (dissídios individuais e coletivos na Justiça do Trabalho), nas entrevistas de dirigentes, ativistas e assessores/as sindicais à imprensa etc.

Trata-se de versão ampliada e atualizada de publicação antiga do Dieese, datada de 1986, intitulada “Dicionário de Campanha Salarial”. O título foi substituído para “Dicionário da Atividade Sindical”, por ser mais amplo e representativo da variada gama de atividades desenvolvidas pelas entidades sindicais e também porque não limita a ação sindical às campanhas pela renovação dos Acordos e Convenções Coletivas de Trabalho nem às questões meramente salariais ou econômicas, que, naquela época de elevadíssimas taxas de inflação, praticamente definiam as negociações coletivas. Para facilitar a consulta, os verbetes estão organizados por grandes grupos temáticos e também em ordem alfabética.