FETAGRI-MS se filia à CTB: Fortalecendo a luta pela agricultura familiar

Na última semana, a Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado de Mato Grosso do Sul (FETAGRI-MS) deu um passo significativo em sua missão de fortalecer os direitos dos agricultores familiares e trabalhadores rurais. A entidade, que há décadas representa os interesses daqueles que trabalham incansavelmente na agricultura familiar em Mato Grosso do Sul, tornou-se a mais nova filiada à Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), uma das maiores centrais sindicais do país. Essa filiação é mais um fruto da campanha de fortalecimento da CTB: “A luta é nossa identidade”.

O anúncio foi feito por Sérgio de Miranda, secretário de Finanças da CTB, que expressou sua satisfação com a entrada da FETAGRI-MS na central sindical. “A CTB comemora a filiação da FETAGRI. É mais uma importante entidade que vem se somar à nossa luta e organização com o objetivo de fortalecer ainda mais o movimento sindical. Juntos, daremos continuidade à luta em defesa da categoria dos agricultores rurais e da classe trabalhadora”, afirmou Miranda.

José Martins, presidente da FETAGRI-MS, também expressou entusiasmo com a filiação. “Estamos felizes em fazer parte do quadro de sindicatos filiados à CTB”, disse ele. “E vamos filiar mais sindicatos à nossa federação. Queremos unir forças para assegurar que os direitos e interesses dos agricultores familiares sejam reconhecidos e protegidos.”

A agricultura familiar e sua importância

A agricultura familiar desempenha um papel vital na economia brasileira. Além de fornecer alimentos frescos e saudáveis para as comunidades locais, os agricultores familiares também contribuem significativamente para a preservação do meio ambiente, adotando práticas agrícolas sustentáveis. Além disso, a agricultura familiar é uma fonte essencial de emprego, especialmente em áreas rurais, ajudando a manter as comunidades vivas e prósperas.

No entanto, os agricultores familiares frequentemente enfrentam desafios significativos, incluindo acesso limitado a recursos, falta de infraestrutura adequada e dificuldades no mercado. É vital que organizações como a FETAGRI-MS e a CTB estejam ativamente envolvidas na defesa desses agricultores, garantindo que recebam o apoio e o reconhecimento que merecem.

O futuro da luta sindical em Mato Grosso do Sul

Com a filiação da FETAGRI-MS à CTB, os agricultores familiares e trabalhadores rurais de Mato Grosso do Sul ganham uma voz mais forte e unida para representá-los. A união dessas duas organizações fortalecerá a capacidade de negociar por melhores condições de trabalho, acesso a recursos e oportunidades de mercado para os agricultores familiares.