Adiamento da votação do Salário Mínimo Regional desencadeia mobilização urgente da CTB-RS

Os trabalhadores e trabalhadoras do Rio Grande do Sul tiveram frustradas suas expectativas de ver o novo salário mínimo regional encaminhado para votação e aprovação após o deputado Cláudio Tatsch (PL), alinhado com as federações empresariais, solicitar pedido de vistas ao PL 290 durante sessão da Comissão de Constituição e Justiça da ALERGS. Em decorrência da omissão governamental, a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), convocou em regime de urgência uma manifestação para a quarta-feira (18), às 7h30 da manhã, na Praça da Matriz, em Porto Alegre-RS.

Os dirigentes e militantes sindicais estão convocados para pressionar o Governo Eduardo Leite, sua base aliada e as federações empresariais, garantindo que o projeto vire lei e realidade, reduzindo o impacto da crise e da inflação no bolso a classe trabalhadora gaúcha.

A manobra regimental implicou em novo adiantamento do projeto que tramita desde maio na Assembleia Legislativa e teve como resposta uma veemente fala do presidente estadual da CTB-RS, Guiomar Vidor, denunciando a verdadeira vergonha que é o tratamento dispensado pelos poderes Executivo e Legislativo frente aos interesses e necessidades dos trabalhadores gaúchos.

Segundo Guiomar o atraso tem prejudicado o direito dos trabalhadores a uma remuneração minimamente justa, recuperando parcialmente as perdas inflacionárias e resgatando o valor e poder de compra original do Piso Regional quando da sua criação.

“O projeto não foi votado na Comissão de Constituição e Justiça porque o deputado Tatsh, do PL, solicitou pedido de vistas, prorrogando por mais uma semana a agonia dos trabalhadores e trabalhadoras que dependem do reajuste do salário mínimo regional. Isso é uma vergonha. A pressão das entidades patronais mais uma vez surtiu efeito e esses deputados que estão aqui dentro pra atender os interesses das entidades patronais, estão fazendo esse servilo de desabono do parlamento gaúcho. Nós, em nome do Fórum das Centrais Sindicais, da CTB, das nossas federações e sindicatos, repudiamos essa atitude e exigimos por parte do governo do estado, regime de urgência na votação do salário mínimo regional”, finalizou Guiomar. Com informações: CTB-RS.