Plenária define mobilização total em defesa do Saúde Caixa

Os empregados e empregadas da Caixa na Bahia e Sergipe realizaram uma plenária na noite desta segunda-feira (16), para discutir o andamento da negociação para a renovação do Acordo Coletivo de Trabalho sobre o Saúde Caixa. A reunião virtual, realizada pelo aplicativo de videoconferência Zoom, chegou a ter 179 participantes simultâneos e muitos outros que estiveram apenas em parte do debate.

Na plenária, a coordenadora da Comissão Executiva dos Empregados (CEE Caixa), o secretário Geral da Feebbase, Emanoel Souza; o presidente do Sindicato da Bahia, Augusto Vasconcelos, e o membro da Coordenação Nacional da CTB Bancários Alex Livramento falaram sobre o andamento das negociações com a empresa, que mantém a o posicionamento de limitar suas contribuições para o custeio do plano no percentual fixado pelo estatuto da empresa de 6,5% da folha de pagamentos, o que acarretaria em um aumento médio de 85% nas contribuições feitas pelos empregados.

Essa proposta resultará na expulsão de milhares de trabalhadores, em sua maioria aposentados, do plano de saúde, como ocorreu em outras estatais que passaram por situações semelhantes de desmonte. Por isso mesmo, os bancários querem sua mudança na mesa de negociação.

Após as exposições, os participantes apontaram a necessidade de envolver todos ao empregados da ativa e aposentados na mobilização em defesa do Saúde Caixa. A primeira ação acontece com um dia nacional de luta nesta terça-feira (17) e outro já agendado para o dia 30 de outubro.

Para o secretário Geral da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe, Emanoel Souza, o essencial é manter o Saúde Caixa como um plano de RH da empresa, e garantir a continuidade do modelo de custeio com os princípios da solidariedade, mutualismo e pacto intergeracional. Informções: Federação dos Bancários do Sergipe e Bahia.