Dia dos Comerciários em Itabuna-BA: Celebração de luta, união e valorização da categoria

Uma categoria que tem um feriado só seu e faz uma cidade inteira, praticamente, parar, mostra a sua força na economia. Na próxima segunda (23) de outubro, os comerciários e as comerciárias de Itabuna celebrarão o Dia dos Comerciários, que originalmente é no dia 30 de outubro.

O feriado instituído por lei municipal, de autoria do então vereador Luís Sena (PCdoB), em 1999. Todos os anos, por solicitação do Sindicato dos Comerciários de Itabuna e Região, a prefeitura antecipa a data para uma segunda-feira do mês. Com as Convenções Coletivas de Trabalho assinadas, lojas de shopping e de rua, além de supermercados não funcionarão no dia 23.

A presidenta da entidade, Amanda Santos, diz que é data para festejar e oportunidade para se refletir sobre a realidade enfrentada pela categoria. “Ainda é grande o desrespeito a diversos direitos trabalhistas, como a extrapolação da jornada, desvio de função, assédio moral e a não assinatura da carteira de trabalho. O desemprego é uma ameaça maior, diante do avanço do comércio eletrônico e da redução dos empregos formais. Nossa luta é pela manutenção das conquistas alcançadas, pelo cumprimento das leis e por mais geração de emprego e renda. Queremos um futuro melhor para nossa categoria e para a classe trabalhadora”, afirma.

Em campanha salarial, a entidade luta pelo merecido reconhecimento e pela valorização da categoria. “A cada ano, enfrentamos negociações difíceis. Os empregadores tentam retirar direitos conquistados e não valorizam adequadamente os pisos salariais. Não temos sequer acesso a planos de saúde ou tickets alimentação. Somente com união, solidariedade e organização da categoria em torno do Sindicato será possível transformar essa realidade”, diz Amanda.

PROGRAMAÇÃO

Para marcar o dia, o Sindicato preparou uma programação especial. As atividades começarão às 8h, na Areninha do Conceição, com o Torneio Caixeiral. Às 12h, no Clube dos Comerciários, no mesmo local, haverá show da banda Nova Proposta. As crianças, também, vão se divertir em um espaço infantil, que terá atividades recreativas (pula-pula, piscina de bolinhas, etc), algodão doce e pipoca. Com informações do Sindicato dos Comerciários.