Nono ano sem o ex presidente do SEEB-SE, José Souza

Neste sábado (21), completam-se nove anos da morte de José Souza de Jesus, ex-presidente do Sindicato dos Bancários de Sergipe (SEEB-SE). Sua trajetória sindical e política deixou um impacto significativo no cenário sindical brasileiro. Além de sua atuação no SEEB-SE, foi dirigente da Central dos Trabalhadores do Brasil em Sergipe (CTB-SE), da Federação dos Bancários da Bahia-Sergipe e membro do Conselho Deliberativo da Previ, o fundo de previdência dos funcionários do Banco do Brasil.

Nascido em Carira, Sergipe, em 31 de março de 1958, José Souza de Jesus era casado com a jornalista Niúra Belfort e pai de Vladimir Souza Belfort e Letícia Souza Belfort. Sua dedicação à família se somava ao seu compromisso com a luta sindical e política.

Em 21 de outubro de 2014, José Souza de Jesus foi encontrado desacordado em um hotel em Fortaleza, Ceará, enquanto participava da assinatura de acordos da Campanha Nacional dos Bancários 2014/2015. Esse episódio chocante marcou o fim prematuro de sua vida e carreira sindical.

Presidente do SEEB/SE por três mandatos consecutivos

José foi eleito presidente do SEEB/SE por três mandatos consecutivos, demonstrando seu compromisso com a representação dos trabalhadores do setor bancário.

Graduado em Filosofia pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), o ex dirigente valorizou a formação intelectual como parte de sua jornada sindical.

José Souza de Jesus era um membro ativo do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), ocupando o cargo de dirigente estadual. Sua militância política e sindical se entrelaçaram ao longo de décadas e deixou um legado duradouro no movimento sindical e político brasileiro. Seu compromisso com a justiça social e sua dedicação à causa dos trabalhadores continuam a inspirar gerações de sindicalistas e ativistas políticos.

Com informações: SEEB.