Folha rentista ataca Lula e sabota o Brasil

Por Altamiro Borges

Na sexta-feira (27), a Folha de S.Paulo – aquele jornal da “ditabranda” e do apoio a todos os golpes da cloaca burguesa no Brasil – publicou mais um editorial confirmando sua conversão em antro do capital financeiro, em porta-voz dos abutres rentistas. Intitulado “Lula sabota o país”, o texto detona o presidente por suas críticas à austeridade fiscal, que penaliza o povão e beneficia apenas os ricaços, os que vivem da especulação.

A fúria é porque Lula “disse que a sua gestão não chegará à meta de déficit primário zero em 2024, o que é opinião quase geral. Ele afirmou que, entre outros motivos, a meta não será cumprida pois não haverá cortes em ‘investimentos e obras’… Para piorar o estrago e demonstrar seu desconhecimento do problema, disse ainda que ‘o mercado é ganancioso demais e fica cobrando uma meta que sabe que não vai ser cumprida’”.

O tom cada vez mais agressivo da mídia

Em tom bastante agressivo, o jornalão ainda tenta desqualificar Lula – talvez em função do seu ódio de classe. “O presidente parece se comportar como um prefeito desinformado ou um deputado paroquial, para quem governar é inaugurar obras, sem se importar com as consequências”, dispara o editorial. A Folha, que sempre sabotou a democracia e o desenvolvimento soberano do Brasil, conclui: “Lula não está propondo um programa econômico controverso, está sabotando o próprio governo”.

Haja arrogância! A virulência da Folha rentista gerou imediata reação. A presidenta nacional do PT, deputada Gleisi Hoffmann, postou nas redes sociais: “Deus, a Folha de São Paulo surtou! Dedicou sua manchete, seu editorial e um de seus colunistas para criticar e depreciar o presidente @LulaOficial por sua declaração de que a meta de resultado primário zero é difícil de cumprir. Adjetivos como desinformado, demagógico, burro, foram usados. Está claro que os interesses do jornal estão atrelados ao mercado financeiro”.

No mesmo rumo, o deputado Lindbergh Farias (PT-RJ), fez uma ácida recordação. “A Folha diz em editorial que Lula sabota o país por não defender déficit primário zero em 2024. Quem sabota o país é a Faria Lima e a ganância do mercado especulativo. Quando o pobre estava na fila do osso e o ministro se indignava com domésticas indo para Disney, a Folha escreveu que o Brasil estava na ‘direção correta’. Agora, com o pobre comendo e tendo casa, ela decidiu atacar Lula com todos seus colunistas. É o claro ódio pelo povo”.

O parlamentar se referiu ao editorial do jornalão de novembro de 2019 com elogios à política de austericídio fiscal de Paulo Guedes, o “Posto Ipiranga” do fascista Jair Bolsonaro. Boa parte da mídia – e não apenas a Folha – tem saudade dos ultraneoliberais no Planalto. A tendência é de que os editoriais, matérias e artigos contra Lula só aumentem no próximo período. Que ninguém no governo se iluda com a mídia rentista! Dias piores virão!

Charge: Bessinha/Conversa Afiada