Ato em defesa do Saneamento Público na frente do BNDES -RJ

As entidades de trabalhadores(as) urbanitários(as) de todo o Brasil realizarão, no próximo dia 23 de novembro de 2023 a partir das 8h30, um grande ato em defesa do saneamento público, contra as privatizações dos serviços e das empresas públicas de saneamento.

Durante o governo Bolsonaro, o BNDES abandonou seu papel de indutor do desenvolvimento social e econômico e passou a atuar como modelador, incentivador e, principalmente, financiador das privatizações. Tal prática contraria a principal diretriz defendida pelo presidente Lula que é o combate implacável à desigualdade, que deve se dar, entre outras ações, por meio do fortalecimento de várias políticas públicas, entre elas o abastecimento de água, a coleta e o tratamento de esgoto.

O objetivo é chamar a atenção do governo federal, do banco e da população em geral sobre as consequências da resistência do BNDES em financiar as empresas públicas de saneamento e da sua postura eminentemente mercadológica, políticas prejudiciais à universalização e à democratização dos serviços de água e esgoto.

Neste sentido, convidamos às entidades parceiras na luta em defesa do saneamento público para se juntar a nós neste ato:

23 de novembro de 2023
Concentração a partir das 8h30
Em frente ao BNDES (Av. República do Chile, 100)

CUT
CTB

CNU
FNU
Fenatema
Rede Vigilância Popular em Saneamento
ONDAS