Banco do Estado de Sergipe (Banese) completa 62 anos

O Sindicato dos Bancários de Sergipe (SEEB/SE) saúda as baneseanas e baneseanos (ativa e aposentados (as) pelos 62 anos do Banco do Estado de Sergipe (Banese).

O banco estadual foi criado em 1961 (Lei nº 1.068, de 13 de novembro de 1961), no governo de Luiz Garcia, sendo denominado naquela época de Banco de Fomento Econômico (BANFESE).

Na manhã desta segunda-feira, às 9h, o presidente do SEEB/SE, Adilson Azevedo participará da Sessão Especial em homenagem aos 62 anos do Banese, uma iniciativa do vereador Elber Batalha Filho.

O Banese é fundamental para o desenvolvimento econômico do Estado de Sergipe. A luta pela manutenção do banco a cada ano se revigora, contra tentativas de enfraquecimento da solidez dessa instituição, enquanto banco público estadual. É preciso encontrar soluções saudáveis para aumentar o capital do banco e do Estado de Sergipe.

No início deste ano, os dirigentes sindicais destacaram o pronunciamento do presidente-eleito, Luis Inácio Lula da Silva, em manter os bancos públicos. Também destacaram o compromisso por parte do então candidato e hoje governador eleito de Sergipe, Fábio Mitidieri, de defender e manter o Banese enquanto empresa pública estadual.

O SEEB/SE reafirma a importância do papel do banco estadual, assim como das outras instituições financeiras públicas para o crescimento o desenvolvimento do setor produtivo, infraestrutura e com a redução das desigualdades, com a oferta de créditos e juros mais baixos para as famílias, pequenos e médios agricultores e empresários.

O SEEB/SE segue na defesa do Banese e das outras empresas públicas.

Em 1961, o Banese é criado com a denominação de Banco de Fomento Econômico (BANFESE), no Governo de Luiz Garcia, Lei nº 1.068, de 13 de novembro de 1961.

Em 02 de janeiro de 1964, o Banco inicia as suas atividades, durante o Governo de Seixas Dória. Seu primeiro presidente foi o jornalista Orlando Dantas, que, no dia da inauguração, pronunciou discurso salientando o importante papel que deveria ser desempenhado pelo Banco de Fomento no desenvolvimento econômico de Sergipe, acrescentando que o Banco iria crescer e se tornar um dos mais importantes do Estado.

A adoção do nome Banese (Banco do Estado de Sergipe S/A), em 1967, acompanhou o processo de interiorização, com a inauguração das primeiras agências no interior do Estado, paralelamente às mudanças na estrutura organizacional do Banco. Na presidência de Manoel Conde Sobral (1964/1975), o Banco abriu agências em Itabaiana, Boquim, Lagarto, Estância, Nossa Senhora das Dores e Aquidabã. Nessa época, foi criada também a Caixa de Assistência dos Funcionários e a Associação Atlética Banese. A partir de então, o Banese foi expandindo a sua rede de atendimento por diversos bairros da capital e municípios do interior. Com informações: SEEB.