CTB encerra 4º Conselho Nacional em Belém-PA com reflexões sobre participação política, movimento sindical e desenvolvimento sustentável

A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) encerrou nesta sexta-feira (10), o seu 4° Conselho Nacional, em Belém-PA. O evento abordou temas como a participação política das mulheres, o novo ciclo desenvolvimentista e o balanço e atualidade do movimento sindical brasileiro, organização sindical e valorização da negociação coletiva.

O conselho reuniu 322 participantes, sendo 288 delegados e 34 observadores.

Participação política e novo ciclo desenvolvimentista

Durante os painéis sobre a participação política das mulheres e o novo ciclo desenvolvimentista, líderes sindicais e representantes destacaram a importância de debater temas desafiadores, mas fundamentais para a sobrevivência e evolução do movimento sindical.

O debate sobre a participação feminina ganhou destaque, refletindo o compromisso em alcançar a paridade de gênero nas instâncias de direção, conforme discutido durante o evento. Entre os delegados e delegadas, 104, sendo 36% mulheres e 184 sendo 63%, homens.

Balanço e atualidade do movimento sindical brasileiro

O balanço e atualidade do movimento sindical brasileiro foram analisados com profundidade, com intervenções de delegados e delegadas sobre o documento do 4º Conselho. Sérgio de Miranda, secretário de Finanças da CTB, ressaltou a importância de manter a sustentação e o equilíbrio financeiro da central sindical como temas permanentes de discussão e aprimoramento. Os números apresentados durante o evento reforçaram a necessidade de consolidar a CTB como uma força representativa no país.

Organização sindical e valorização da negociação coletiva

A questão da organização sindical e a valorização da negociação coletiva foram debatidas como pilares fundamentais para o fortalecimento do movimento sindical. A resolução de finanças, destacada por Sérgio de Miranda, secretário de Finanças da CTB, revelou-se crucial para a efetiva participação política das entidades filiadas desde a fundação em 2007.

Encerramento e perspectivas futuras

O presidente da CTB nacional, Adilson Araújo e o presidente da CTB Pará, Cleber Rezende com o senador Beto Faro (PT).

O presidente da CTB nacional, Adilson Araújo, destacou a importância da jornada vivida. Adilson ressaltou o desafio superado ao posicionar a CTB como a segunda central mais representativa do país em um curto espaço de tempo. O evento foi descrito como uma peregrinação.

“Encerramos essa etapa importante da vida política da nova central sindical. Porque assim, foi uma peregrinação. A gente reuniu a nossa direção nacional. A gente sabia das dificuldades, mas eu penso que foi importante ambicionar essa possibilidade, que se materializou com esse encontro, que é um encontro importante, vitaminado de muita energia. O Cléber preparou, uma bonita festa. Saio daqui, convencido que nós vamos ter muito motivo para celebrar cada dia essa conquista, porque não é tarefa fácil em um curto espaço de tempo alcançar a condição de ser a segunda central mais representativa do país”, disse.

O presidente da CTB Pará, Cléber Rezende, expressou sua gratidão pela confiança depositada pela direção nacional ao sediar o Conselho em Belém. Ele enfatizou a importância do evento, que não apenas reuniu lideranças sindicais de todo o Brasil, mas também proporcionou um grande ato político com a presença da vice-governadora do Pará, Hana Ghassan Tuma e do prefeito de Belém, Edmilson Brito Rodrigues, além de outras lideranças políticas e sociais.

Conclusão e expectativas para o Futuro

O Secretário geral da CTB, Ronaldo Leite, concluiu destacando a representatividade do 4º Conselho, que atualizou o plano de ação da CTB para o próximo período. “O 4° Conselho da CTB foi um evento extremamente representativo. Reuniu 322 participantes de todos os cantos do Brasil durante os três dias na cidade de Belém. Além de representativo, o Conselho foi palco de intensos debates que atualizaram o plano de ação da CTB para o próximo período. Dentre os debates, a importância de ampliar a participação das mulheres nas instâncias de direção, rumo à paridade de gênero no 6° Congresso Nacional. A CTB do Pará foi impecável na organização do evento”, disse o Secretário Geral da CTB, Ronaldo Leite.

Confira alguns documentos que foram aprovados:

Um Plano de Ação, que aponta a necessidade de preparar a participação nas eleições municipais de 2024, que terão papel decisivo na definição da correlação de forças políticas no país, propõe a realização de uma campanha nacional pela redução da jornada de trabalho e a intensificação da luta pela reforma agrária, entre outros pontos.

Uma resolução política que aborda o cenário político internacional e nacional, destacando a crise geopolítica, o conflito no leste europeu e o genocídio em curso na Faixa de Gaza e, no plano interno, as ações do governo Lula para reconstruir o país, reindustrializar a economia e afirmar uma agenda democrática e progressista, os obstáculos ao novo projeto e a necessidade de conscientizar e mobilizar a classe trabalhadora para a luta em defesa do povo brasileiro.

O documento completo será publicado ao longo dos próximos dias!