Conselho Nacional da SAG-AFTRA Aprova Acordo Histórico de Contratos de TV/Teatro de 2023

O Conselho Nacional da SAG-AFTRA realizou hoje uma plenária por videoconferência, aprovando por uma maioria de 86% a 14%, o acordo provisório para os Contratos de TV/Teatro de 2023. Estes contratos, negociados com a Aliança de Produtores de Cinema e Televisão (AMPTP) em 8 de novembro de 2023, agora aguardam a ratificação dos associados do sindicato.

O presidente da SAG-AFTRA, Fran Drescher, expressou sua confiança no sindicato, afirmando que este acordo é uma “mudança de paradigma de proporções sísmicas”. Drescher destacou a quebra de padrões, a criação de novos fluxos de receita e o acordo histórico de mais de US$ 1 bilhão, incluindo proteções progressivas contra a invasão da tecnologia de IA.

Duncan Crabtree-Ireland, Diretor Executivo Nacional e Negociador Chefe da SAG-AFTRA, elogiou o Comitê de Negociação de TV/Teatro pela conquista do acordo provisório. Crabtree-Ireland ressaltou que, uma vez ratificado, o acordo redefinirá fundamentalmente a compensação dos membros para refletir o crescimento do streaming e introduzirá proteções inovadoras contra o uso de inteligência artificial.

Principais pontos do acordo provisório

1. Proteções de IA: O acordo estabelece proteções significativas em relação ao uso de inteligência artificial, incluindo consentimento informado e compensação pela criação e uso de réplicas digitais de membros, vivos ou falecidos.
  2. Aumentos Salariais Sem Precedentes: O contrato inclui dois aumentos salariais no primeiro ano, totalizando um aumento composto de 11,28%, e um aumento adicional de 3,5% a partir de julho de 2025.
  3. Equidade e Diversidade: Ganhos importantes foram alcançados em equidade no cabelo e maquiagem, compartilhamento de estatísticas agregadas de diversidade, eliminação de perucas e pinturas inadequadas, linguagem neutra em termos de gênero e mais proteções contra assédio sexual.
  4. Streaming Sustentável: Um novo fluxo de remuneração foi criado para artistas que trabalham em streaming, proporcionando um bônus substancial além das estruturas residuais existentes.
  5. Proteções de Seleção de Elenco: Foram implementadas disposições para garantir um processo justo de seleção de elenco, incluindo fornecimento antecipado de detalhamentos, limites de trabalho para autogravações e proteções para artistas vulneráveis.
  6. Reforma nos Subsídios de Relocação: Melhorias substanciais foram feitas nos subsídios de realocação para artistas de séries.

Processo de ratificação e futuro

Os membros elegíveis da SAG-AFTRA votarão nos acordos sucessores propostos, abrangendo produções televisivas, teatrais e de streaming, totalizando mais de um bilhão de dólares em novos salários e financiamento de benefícios. O processo de votação será realizado até 5 de dezembro de 2023.

O acordo, retroativo após ratificação, terá uma vigência de três anos até 30 de junho de 2026. As negociações, que começaram em junho de 2023, foram marcadas por avanços significativos em diversos aspectos, refletindo o compromisso da SAG-AFTRA em garantir uma indústria mais justa e sustentável para seus membros.

Para mais informações sobre o acordo e o processo de votação, os membros podem acessar sagaftra.org/contracts2023.

Com informações: SAG-AFTRA.