Resultado do plebiscito popular é entregue ao presidente do Congresso de Comissões da Alesp

Nesta terça-feira (21), o Sindicato dos trabalhadores em água, esgoto e meio ambiente do estado de São Paulo (Sintaema), esteve na Alesp juntamente com representantes dos metroviários, ferroviários e da Apeoesp para entregar para a presidência do Congresso de Comissões da assembleia o resultado oficial do plebiscito popular contra a privatização da Sabesp, Metrô e CPTM.

O documento foi entregue ao presidente do Congresso de Comissões, deputado Gilmaci Santos (Republicanos). As categorias reivindicam que o resultado do plebiscito conste no parecer final que será votado pelo Congresso de Comissões. No documento, os trabalhadores ainda solicitam aos deputados que mediem junto ao governo do Estado pela realização de uma consulta oficial sobre a privatização dos serviços essenciais.

Realizado durante dois meses, o plebiscito popular contabilizou 879.431 votos. Desse total, 99,975% foram contra a privatização do Metrô, CPTM e Sabesp; 0,014% favoráveis à privatização do Metrô, CPTM e Sabesp e houve 0,011% de abstenções.

“Trouxemos aos deputados números expressivos que apontam que a população não quer a privatização da Sabesp. Uma empresa de tamanha importância para o estado, estratégica social e economicamente não pode ter o seu destino votado às pressas. O Sintaema, os metroviários e ferroviários reivindicam ao Congresso de Comissões que interceda junto ao governo do Estado para que haja uma consulta formal à população”, declarou a direção do Sintaema.

O Congresso de Comissões é formado por integrantes das Comissões de Constituição, Justiça e Redação; da Comissão de Infraestrutura e da Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento. A oposição resiste para que os deputados tenham mais tempo de debate para o PL. A estratégia da situação é votar nesta quarta o parecer favorável ao PL, preparado pelo relator Barros Munhoz (PSDB).

O Congresso de Comissões volta a se reunir nesta quarta-feira (22). A situação quer votar o parecer do deputado Barroz Munhoz que é favorável ao PL que privatiza a Sabesp. “O Sintaema, metroviários e ferroviários. Há ainda mais dois relatórios, que é o apresentado pela oposição, e um relatório em separado do deputado Caio França (PSB).

Confira o recado dos trabalhadores (as)

informações: SINTAEMA.