Instituto Cláudio Campos realiza o seminário: O Governo Lula, a Reconstrução Nacional e o Papel dos Sindicatos, na próxima terça (05)

O Instituto Claudio Campos, em parceria com a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), promoverá um seminário na próxima terça-feira (05) de dezembro com o tema: “O Governo Lula, a Reconstrução Nacional e o Papel dos Sindicatos,” que terá como objetivo discutir a atualidade e situação do movimento sindical brasileiro, abordando questões como as reivindicações dos trabalhadores, a retomada da antiga legislação trabalhista e a revogação das medidas implementadas durante os governos de Michel Temer e Jair Bolsonaro. O evento será na Casa da Classe Trabalhadora da CTB, localizada na Rua Cardoso de Almeida 1843, Sumaré, São Paulo, e terá início às 18h30.

O seminário também terá transmissão ao vivo pelo link: https://us02web.zoom.us/j/87110154389?pwd=Y1RoK2FzeVpRVUkvYXJHVUNKV2x4dz09.

Estrutura do seminário

O evento será dividido em uma seção única, composta por duas mesas de debates. Cada mesa contará com três expositores, representando centrais sindicais e confederações. As discussões visarão construir e fortalecer a unidade no movimento sindical.

18h – Abertura

Rosanita Monteiro de Campos

Presidente do Instituto Claudio Campos e diretora da Fundação Maurício Grabois.

18h10 – Apresentação – Nossos objetivos

Carlos Alberto Pereira

Membro da Comissão Política e do Comitê Central do PcdoB: jornalista da Hora do Povo.

18h30 – Mesa 1 – A Reconstrução Nacional, o Investimento Público e a Reindustrialização:

  • Mediador: Sabino Bussanello, Assessor de Formação Sindical da FETIESC.
  • Debatedores:
  • Adilson Araújo – Presidente da CTB – Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil.
  • Moacyr Auesvald – Presidente da Nova Central Sindical dos Trabalhadores – NCST.
  • João Carlos Juruna – Secretário Geral da Força Sindical.

Cada expositor terá 20 minutos para apresentar suas ideias, seguidos por 10 minutos para comentários e perguntas da plateia. Após isso, cada debatedor terá 10 minutos para responder e fazer considerações finais.

20h00 – Mesa 2 – A Unidade Sindical, Emprego e Salário:

  • Mediador: Nivaldo Santana, Secretário de Relações Internacionais da CTB e Secretário Nacional Sindical do C. C. do PCdoB.
  • Debatedores:
  • Carlos Muller – CONTTMAF – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Marítimos e Fluviais.
  • Flavio Werneck – Federação Nacional dos Policiais Federais.
  • José Reginaldo – CNTI – Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria.

A estrutura da segunda mesa seguirá o mesmo formato, com exposição, perguntas da plateia, respostas dos debatedores e considerações finais.

O seminário promete ser um marco no debate sindical, proporcionando um espaço para a reflexão e discussão sobre o papel dos sindicatos na reconstrução nacional durante o governo Lula.