Em audiência pública na Alba, dirigente da CTB exalta papel da Petrobras

A Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) celebrou, nesta segunda (4), o aniversário de 70 anos da Petrobras. A homenagem foi aprovada na Comissão de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia e Serviço Público. No evento, sindicalistas, entidades de trabalhadores e funcionários da também foram reverenciadas.

Presente no ato, o dirigente da CTB Bahia, Iglesias Cabalero, destacou o papel da empresa na economia do Brasil. “É uma empresa estratégica para a soberania e o desenvolvimento do nosso páis. É responsável por importantes pesquisas e do desenvolvimento tecnológico na exploração e produção do setor petroquímico nacional. Além das tecnologias pioneiras para a exploração de petróleo em grandes profundidades. Sem falar na geração de milhares de empregos em todo o Brasil. A CTB está firme da defesa da Petrobras”, disse.

Criada em 3 de outubro de 1953, no governo Getúlio Vargas, a Petrobras teve sua trajetória relatada por funcionários e ex-funcionários, que exigiram o fortalecimento e a retomada da empresa na Bahia, com a reestatização da Refinaria Landulfo Alves.

O presidente da Associação dos Engenheiros da Petrobras – núcleo Bahia, Marcos André dos Santos,  afirmou que a presença da Petrobras é importante para a economia do Estado. Ele relatou que muitas empresas estão deixando a Bahia porque os insumos ficaram muito caros após a privatização da Rlam. Segundo o professor da Faculdade de Direito da Ufba, Jonnas Vasconcelos, “a venda da Rlam foi ilegal”. O docente apresentou o “Manifesto pela Nacionalização da Refinaria Landulpho Alves (Rlam)”.

Informações: Alba.