CTB parabeniza FETASE pelos 61 anos de luta em defesa dos trabalhadores (as) rurais

Foto: divulgação - contag.

A CTB saúda todas e todos os dirigentes da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Sergipe (FETASE), em especial em nome do presidente Lucivânio de Aragão e da secretária da Mulher Cleide Matias.

A Fetase, tem um itinerário de lutas marcadas na defesa dos trabalhadores e trabalhadoras rurais, pelo fortalecimento da agricultura familiar, em defesa da democracia e por um projeto alternativo de desenvolvimento rural sustentável e solidário.

No percurso dos 61 anos de atuação, sempre esteve voltada para valorização dos trabalhadores e das trabalhadoras rurais, na luta pela igualdade, participação paritária das mulheres na direção das entidades e na realização das inúmeras Marchas da Margaridas e do Grito dos Excluídos, colocando em pauta a reforma agrária e o fortalecimento da agricultura familiar, na busca do aperfeiçoamento das políticas agrícolas, políticas sociais (como saúde, previdência, educação e assistência social), bem como o fortalecimento do Pronaf.

A Fetase também esteve na linha de frente da luta de resistência contra o golpe de 2016, que colocou em curso uma agenda de restauração neoliberal, e as ameaças do governo liderado por Jair Bolsonaro e deu uma preciosa contribuição para a vitória do Lula e a derrota da extrema direita no pleito presidencial, o que afastou por enquanto o risco de barbárie e abriu novas perspectivas para as forças progressistas e o povo brasileiro.

O Novo Projeto Nacional de Desenvolvimento que defendemos, com valorização do trabalho, democracia e soberania, compreende o desenvolvimento sustentável e solidário do campo em contraposição ao projeto do agronegócio, ancorado na destruição do meio ambiente e dos povos originários.

E em memória de Lúcia Moura, ex-presidente da Fetase e membro da direção Nacional da CTB, e todos aqueles que contribuíram com a nossa luta e que já não se encontram mais entre nós, desejamos êxitos a Direção da Fetase.

Se o campo não planta, a cidade não almoça e nem janta.

CTB E FETASE NA LUTA PRA VALER!