Bancários denunciam assédio e demissões no Itaú

Nesta quinta-feira (7) sindicatos e federações realizaram manifestações nas agências do Itaú em todo o Brasil, para denunciar o assédio, a sobrecarga de trabalho, a terceirização, as demissões e o adoecimento dos funcionários do maior banco privado do país.

Nas atividades, os bancários protestaram contra a política de gestão e de negócio do Itaú, que têm como foco apenas o lucro, sem se importar com o bem estar dos funcionários e clientes. Esta postura fica evidente nos números divulgados pelo banco, que obteve lucro líquido de R$ 26,217 bilhões nos nove primeiros meses de 2023, montante 13,4% maior em relação ao mesmo período de 2022.

Apesar dos resultados, o Itaú fechou 180 agências físicas e 1.082 postos de trabalho em 12 meses. Essa prática obriga os funcionários que ficaram a trabalhar mais, sob cobrança constante por metas, o que leva ao adoecimento físico e mental dos trabalhadores. Os clientes também são prejudicados, pois são obrigados a se deslocar para cada vez mais longe, em busca de atendimento em agências lotadas. Isso quando não são empurrados para os canais digitais e os meios eletrônicos.

Pesquisa

Para saber um pouco sobre quais são os problemas enfrentados pelos funcionários do Itaú no ambiente de trabalho, o movimento sindical bancário está realizando uma consulta, com uma única pergunta de múltiplas escolhas, para que eles digam: “O que pode ser feito para melhorar seu ambiente de trabalho?” Para responder, basta acessar o questionário pelo acessar o link https://lime.dieese.org.br/index.php/719855?lang=pt-BR. A pesquisa é anônima.

“Mais um dia de mobilizações, visitamos várias agências, conversamos com muitos colegas e conscientizamos todos sobre a importância de responder a pesquisa. Temos que contar para população como o banco vem adoecendo os funcionários, não podemos deixar que esse clima de medo continue tirando a saúde física e mental de pais e mães de família”, afirmou a coordenadora da COE Itaú e diretora da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe, Andréia Sabino.

Confira as manifestações em Salvador, Aracaju e Vitória da Conquista

Salvador

Em Salvador, diretores do Sindicato da Bahia e da Federação da Bahia e Sergipe percorreram algumas unidades, como a da Piedade e Barra, para dialogar com clientes e funcionários sobre a política adoecedora do Itaú.

Aracaju

7.12 dia de luta itau aracaju a874a

O Sindicato dos Bancários de Sergipe realizou um ato de protesto em frente à agência do Siqueira Campos, em Aracaju, contra o fechamento da agência do Itaú na capital sergipana e a política precária nas condições de trabalho dos empregados e empregadas do banco.

Vitória da Conquista

7.12 dia de luta itau conquista 0f4ad

O Sindicato de Vitória da Conquista e Região realizou uma manifestação na agência Itaú/Francisco Santos, denunciando para a população as práticas nefastas do banco. Com informações: Feebase.