CTB participa da 4ª Conferência Nacional de Juventude

Entre os dias 14 à 17 de dezembro, aconteceu a 4ª Conferência Nacional de Juventude, com o tema: Reconstruir no Presente, Construir o Futuro: Desenvolvimento, Direitos, Participação e Bem Viver, em Brasília, após oito anos. A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), esteve presente no evento e foi representada pelo Secretário Nacional de Políticas para a Juventude Trabalhadora, Rodrigo Callais, além de vários dirigentes sindicais que atuam na CTB Jovem

A CTB participou da mesa, JUVENTUDE E TRABALHO DECENTE, além de um representante da OIT, DIEESE, Fundação Roberto Marinho, MTE e CUT.

“Importante que as duas maiores Centrais Sindicais do Brasil estejam presentes nessa mesa de debate, podemos falar sobre a realidade, perspectivas e as propostas da juventude trabalhadora, que é certamente a principal característica de nossos jovens, que precisam conciliar, trabalho, estudo e lazer”, disse Rodrigo.

“Falamos sobre a realidade da juventude, de precarização, desemprego, grande rotatividade, a política de extermínio da juventude negra na periferia, grande parte dos jovens trabalhando nas plataformas de aplicativo, sem direitos, falamos sobre os trabalhadores jovens rurais e principalmente a necessidade urgente da retomada de políticas publicas para a juventude”, completou o secretário.

Nos primeiros governos Lula e Dilma essa juventude teve maior acesso a educação, emprego, cultura, esporte e lazer, infelizmente com o golpe e o governo fascista, a  juventude foi duramente atacada, agora, novamente com Lula na presidência, abre um novo horizonte de prosperidade, mas é preciso luta, organização e pressão popular para que as demandas da juventude sejam atendidas.