Seminário em Salvador debaterá ações para combater trabalho escravo 

A Comissão Estadual para Erradicação do Trabalho Escravo da Bahia (Coetrae-BA) completa 15 anos e promove um seminário alusivo ao Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo, celebrado dia 28 de janeiro. O evento ocorre nos dias 25 e 26 de janeiro, das 8h às 17h, na sede do Ministério Público e Emprego (MPE), no bairro do Comércio, em Salvador. 

Iniciativa da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), através da Coetrae-BA, o Seminário é voltado ao público de interesse da temática (servidores públicos, rede de combate ao trabalho escravo, universidades e afins), mediante inscrição prévia no link da Bio no Instagram da SJDH. Na programação está o lançamento do filme Servidão.

A mesa de abertura contará com o titular da SJDH, Felipe Freitas, que em seguida ministrará a palestra de abertura “Desafios e Progressos no Combate ao Trabalho Escravo: Uma Reflexão no Dia Nacional”. A proposta do Seminário, que reunirá diversas autoridades, é discutir e conscientizar sobre a importância da erradicação do trabalho escravo, enfatizando os avanços, desafios e medidas necessárias para sua prevenção.

Serão vários painéis temáticos: ‘Panorama Atual do Mercado de Trabalho no Estado da Bahia e análise dos dados dos trabalhadores resgatados do Estado da Bahia’; ‘Histórico e Legislação’; ‘Roda de Conversa e troca de experiências com os trabalhadores resgatados’; ‘Desafios e Obstáculos: Identificação e discussão dos principais desafios enfrentados na erradicação do trabalho escravo no pós-resgate’; ‘Boas Práticas e Experiências Bem-sucedidas’; e ‘Síntese das principais conclusões e ações sugeridas para avançar na erradicação do trabalho escravo no Estado da Bahia’.

A COETRAE-BA

Coordenada pela SJDH, a Coetrae-BA é integrada pelas secretarias estaduais do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre); de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades); de Promoção da Igualdade Racial, Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi); Segurança Pública (SSP); da Educação (SEC); de Desenvolvimento Rural (SDR); de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades); Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT5); Associação dos Magistrados da 5?Região (Amatra5); Ministério Público do Trabalho (MPT); Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE/BA); Polícia Rodoviária Federal (PRF); Defensoria Pública da União (DPU), Ministério Público Federal (MPF), e Polícia Federal (PF).

Fonte: SJDH e CTB-BA