A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) participou ativamente do 60º Congresso Nacional da UNE (Conune), realizado em Goiânia, reafirmando seu compromisso com a juventude, a valorização da educação e a luta por um projeto nacional de desenvolvimento.
Representando a Central, o dirigente sindical e presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (Contee), Railton Nascimento, destacou a importância estratégica do evento, que reuniu milhares de estudantes de todo o Brasil.
“A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil, CTB, presente no 60º Conune, Congresso Nacional da UNE. Estamos aqui aguardando o presidente Lula, que vem trazer a sua palavra ao Congresso, em defesa de um projeto nacional de desenvolvimento com valorização da classe trabalhadora, tendo a educação como política nacional e estratégica. A CTB está na luta para valer”, afirmou Railton.
A expectativa pela participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que deve reafirmar o compromisso de seu governo com o fortalecimento das políticas públicas, a soberania nacional e a defesa do ensino público, gratuito e de qualidade, mobilizou estudantes, lideranças sindicais e movimentos sociais.
A presença da CTB no Congresso reforça a aliança histórica entre o movimento sindical classista e o movimento estudantil, especialmente no enfrentamento aos retrocessos e à tentativa de desmonte dos direitos sociais e trabalhistas. Para a Central, garantir o direito à educação e ao trabalho digno é essencial para construir um Brasil mais justo e soberano.
“A CTB segue firme na defesa de uma política estratégica nacional, enfrentando os retrocessos e lutando pelos direitos da classe trabalhadora e da juventude brasileira”, concluiu Railton Nascimento.