Nesta quarta-feira (23), a Conttmaf participou na Reunião Nacional da Seção de Juventude da ITF Brasil — setor da Federação Internacional dos Trabalhadores em Transportes que reúne jovens sindicalistas com o objetivo de fortalecer os sindicatos laborais.
Estiveram presentes jovens representantes de estivadores, conferentes e marítimos da Conttmaf, que se juntaram a representantes de ferroviários e de rodoviários da CNTTT e CNTTL. Eles devem produzir um documento com demandas dos jovens trabalhadores em transportes relacionadas à transição energética justa no setor.
O documento deve agregar sugestões para os NDCs do Brasil (Compromissos Nacionalmente Definidos), que será enviado ao governo brasileiro, considerando a COP30, que ocorrerá em novembro, na cidade de Belém (PA).
O presidente da Conttmaf e membro do Conselho Executivo da ITF, Carlos Augusto Müller, foi convidado a fazer uma palestra no evento. Ele falou sobre o papel dos sindicatos, especialmente dos jovens sindicalistas, na luta por uma economia mais sustentável e justa para os trabalhadores.
“Desejamos que o Brasil inclua no NDC um compromisso mais efetivo, com a participação dos trabalhadores nos temas que afetam a força de trabalho na transição energética, com garantia de recursos para a capacitação e diálogo social efetivo, entre outras demandas”, disse Müller.
Informações: Conttmaf.