A quinta-feira (7) marca um momento especial no FESTRAB 2025 – Festival de Cultura e Arte da Classe Trabalhadora, com a abertura oficial do 6º Congresso Nacional da CTB, em Salvador (BA). O dia será marcado por manifestações artísticas e culturais que reafirmam a centralidade da cultura na luta da classe trabalhadora.
A programação começa ao meio-dia, com um show de Roberval Santos e Márcia Vaquer, trazendo a força da música popular brasileira ao palco da AABB, no bairro de Piatã (Rua Deputado Paulo Jackson, 869). Às 17h, acontece o ato de abertura do congresso, com a apresentação impactante do Malê Debalê, reconhecido internacionalmente como o maior balé afro do mundo. Encerrando o dia, às 20h, o Pagode do Lu comanda o samba e a festa popular.
O festival teve início ontem (6) com o show do grupo Samba de Pretas, que abriu a programação cultural com muita força, musicalidade e representatividade.
Promovido pelo Centro de Estudos 1º de Maio, com apoio da CTB e patrocínio da Transpetro e do Banco do Nordeste, o FESTRAB 2025 acontece de 6 a 9 de agosto como parte integrante do congresso, oferecendo uma programação artística gratuita e aberta ao público. O objetivo é valorizar a produção cultural popular e integrar a luta política com a expressão artística da classe trabalhadora.
Confira a programação dos próximos dias:
Sexta-feira – 8 de agosto
– 12h: Show com Roberval Santos e Márcia Vaquer
– 18h: Apresentação do grupo RACUFÁ
– 20h30: Show com Pagode do Lu
– 22h30: Apresentação do grupo Samba de Roda Urbano
Sábado – 9 de agosto
– 15h: Encerramento com o grupo Samba de Farofa
O FESTRAB reforça a proposta da CTB de promover não apenas a mobilização sindical e política, mas também a valorização da identidade e da cultura da classe trabalhadora brasileira. A entrada é gratuita em todos os dias do evento.