A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) coordenou, nesta terça-feira (23), uma plenária em celebração aos 80 anos da Federação Sindical Mundial (FSM). A atividade foi conduzida por René Vicente, presidente da CTB-SP, e contou com a participação de organizações filiadas à CTB no Brasil, como a Intersindical, a Unidade Classista e a UST.
O encontro também teve a presença especial de Valentín Pacho, sindicalista peruano e ex-secretário-geral adjunto da FSM, que fez uma palestra sobre a trajetória histórica da entidade internacional. Além disso, o dirigente Ernesto Freire enviou um vídeo com uma saudação ao evento.
A CTB participou de forma remota por meio do secretário de Relações Internacionais, Carlos Muller, e de Divanilton Pereira, presidente da União Internacional de Sindicatos (UIS) do Ramo Químico e Energético da FSM e dirigente nacional da central.
A plenária reforçou a importância da solidariedade internacional da classe trabalhadora e destacou o papel histórico da FSM, fundada em 1945, como referência na luta por direitos trabalhistas, democracia e soberania dos povos.