A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) confirmou presença na COP 30 – Conferência do Clima da ONU –, que será realizada em Belém (PA), de 10 a 21 de novembro de 2025. A central sindical inscreveu uma proposta de painel que foi aprovada para o Pavilhão Brasil, reforçando a participação da classe trabalhadora na agenda global de sustentabilidade.
O painel da CTB, intitulado “Desenvolvimento Sustentável com Emprego e Direitos”, acontecerá no dia 12 de novembro, na Zona Azul do Pavilhão Brasil. A iniciativa busca discutir políticas e práticas que promovam o crescimento econômico e a preservação ambiental, garantindo emprego e direitos aos trabalhadores.
Segundo Cleber Rezende, da CTB Pará, a participação da central na COP 30 representa uma oportunidade estratégica para colocar a perspectiva trabalhista nas discussões sobre clima e sustentabilidade, integrando a defesa dos direitos laborais às políticas de desenvolvimento sustentável.
A proposta da CTB foi registrada como número 29 na lista oficial dos painéis aprovados pelo Ministério do Meio Ambiente, disponível no portal do governo: MMA divulga resultado da seleção de painéis para os Pavilhões Brasil na COP30.
A presença da CTB na COP 30 reforça a importância de incluir as lideranças sindicais nos debates sobre o futuro sustentável do país, garantindo que o desenvolvimento econômico caminhe lado a lado com os direitos dos trabalhadores.