Neste 3 de outubro de 2025, a Petrobras completa 72 anos de existência, reafirmando seu papel como um dos maiores patrimônios do povo brasileiro e símbolo da soberania nacional.
Fundada em 1953, a história da estatal está marcada pela sua decisiva contribuição ao desenvolvimento econômico, tecnológico e social do Brasil. Mais do que uma empresa de energia, a Petrobras consolidou-se como referência mundial em inovação, especialmente nas áreas de exploração em águas profundas, e permanece estratégica para a autonomia energética do país.
A data reforça a necessidade de fortalecer a Petrobras e garantir que siga desempenhando um papel central na reindustrialização nacional, sendo indutora de desenvolvimento e líder da matriz energética brasileira.
“Neste 3 de outubro, a Petrobrás completa 72 anos de existência, carregando consigo a luta histórica do povo brasileiro e reafirmando sua condição de maior instrumento de soberania energética nacional. Mesmo após tentativas de sucateamento e privatização, e diante das contradições atuais que tensionam seu papel entre o mercado e o interesse público, a Petrobrás segue sendo motor do desenvolvimento industrial, estratégico para a transição energética justa e fundamental para a valorização de seus trabalhadores. Defender a Petrobrás é, acima de tudo, defender o Brasil e seu futuro.”, disse Pedro Lúcio Góes, secretário-geral do SINDIPETRO-RN
A CTB destaca que defender a Petrobras é defender a soberania, os empregos, a ciência e a tecnologia brasileiras.
Longa vida à Petrobras!