Nos dias 1 e 2 de outubro, dirigentes da CTB-DF, representantes de outras centrais sindicais, do governo federal e distrital, além do setor patronal, se reuniram no Sinduscon-DF para a 2ª Conferência do Trabalho – Etapa Distrital. O encontro discutiu temas estratégicos para trabalhadores, empregadores e governo, fortalecendo o diálogo tripartite sobre políticas laborais e econômicas.
O presidente da CTB-DF, Flauzino Antunes, foi eleito como delegado para a Conferência Nacional, garantindo a presença da central nas discussões de âmbito nacional.
“A fase distrital da conferência foi muito importante. Tivemos a oportunidade de debater temas de consenso ou divergência na política tripartite, envolvendo governo, empresários e trabalhadores, onde a CTB teve participação significativa. Discutimos negociação coletiva, direitos dos servidores, representatividade política das centrais e sindicatos, além de políticas públicas voltadas para o crescimento econômico e valorização do emprego decente, com todos os direitos”, afirmou Flauzino Antunes.
Ele destacou ainda a importância do debate no contexto atual: “Com a volta de um governo progressista, do presidente Lula, é fundamental dialogar com a sociedade e ouvir todas as partes para defender a soberania, a democracia e um nacional desenvolvimentismo com juros baixos. Colocamos tudo isso em nossas teses e conseguimos eleger um representante da CTB na Conferência Nacional, cumprindo nosso objetivo”.
A etapa nacional da Conferência do Trabalho reunirá representantes de todas as etapas distritais e estaduais, consolidando propostas e estratégias para o fortalecimento das políticas públicas de trabalho e emprego em todo o país.