Na noite desta terça-feira (7), o presidente da CTB-GO, Fernando Mota, mediou um debate ao vivo sobre a proposta de Reforma Administrativa do Congresso Nacional, com participação especial da deputada federal Alice Portugal (PC do B – BA), presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público. O evento reuniu servidores, representantes sindicais e a sociedade para discutir os impactos da proposta para o serviço público e os trabalhadores.
O debate abordou temas centrais como:
-
O que muda com a Reforma Administrativa;
-
Impactos para servidores e serviços públicos;
-
Estratégias de mobilização e defesa do serviço público;
-
Perguntas do público ao vivo.
Segundo Vladimir Nepomuceno, assessor e consultor sindical, “é chamada de reforma administrativa, mas não é administrativa de fato. Reforma administrativa ocorre quando há ajustes na administração pública local, como criação ou fusão de secretarias e departamentos. O que está sendo feito é uma reforma do Estado brasileiro, capitaneada pela extrema direita com retaguarda dos grandes grupos corporativos do setor privado e financeiro”.
O dirigente da CTB, João Paulo Ribeiro, ressaltou a necessidade de posicionamento do governo federal: “O governo federal deve se manifestar, algo que ainda não aconteceu”.
Já Ivanilda Brito, secretária adjunta de Serviço Público Estadual, destacou a importância da mobilização: “Temos que fazer grandes movimentos junto aos deputados e, em Brasília, levantar os trabalhadores e trabalhadoras sobre quanto eles terão de prejuízo, quanto a população será prejudicada. O que estão fazendo é a eliminação do serviço público e de tudo que vem sendo construído”.
A CTB reforça o chamado à sociedade para que participe das discussões e se engaje na defesa do serviço público e dos direitos dos trabalhadores.
Confira a live na íntegra!