Representantes da Central integram debates no Rio de Janeiro sobre cooperação econômica, integração entre movimentos sociais e enfrentamento à hegemonia imperialista
A CTB nacional, por meio da Secretaria de Políticas Sociais e Movimentos Sociais, está participando da Cúpula Popular dos BRICS, realizada nesta semana no Rio de Janeiro. O encontro reúne organizações, lideranças e movimentos sociais de diversos países para debater caminhos de integração e alternativas ao modelo hegemônico imposto pelas potências ocidentais.
A mesa de abertura discutiu o papel dos BRICS na cooperação econômica internacional e na consolidação de um mundo multipolar, tema que orienta as articulações políticas e sociais desta edição da cúpula.
O secretário adjunto de Políticas Sociais, Esporte e Lazer da CTB, Carlos Rogério Nunes, ressaltou o compromisso da Central na mobilização dos povos e movimentos sociais que integram o bloco e seus países aliados.
“Os movimentos sociais se comprometem — e a CTB faz parte desse compromisso — em mobilizar os movimentos sociais dos países dos BRICS, dos aliados dos BRICS e dos povos como um todo, para discutir e construir esse mundo multipolar, dando fim à hegemonia norte-americana e europeia de dominação do imperialismo capitalista”, afirmou.
Para a CTB, a participação na Cúpula Popular dos BRICS reafirma sua linha de atuação internacionalista, voltada à defesa da soberania dos povos, ao fortalecimento das lutas sociais e ao enfrentamento das desigualdades produzidas pelo sistema financeiro global.


