O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) realizará, entre os dias 19 e 23 de janeiro de 2026, o 14º Encontro Nacional do MST, em Salvador (BA). O evento reunirá militantes, dirigentes, aliados e convidados de todo o país para debater os rumos da luta pela terra e os desafios sociais enfrentados pelo Brasil .
Com uma programação voltada à reflexão política e à construção coletiva, o Encontro Nacional abordará temas centrais para o desenvolvimento social, como a reforma agrária, a democratização do acesso à terra, a educação do campo, a participação das mulheres nos espaços de decisão, os direitos humanos e as políticas públicas para a agricultura familiar e a justiça social .
Um dos destaques da programação ocorre na sexta-feira, 23 de janeiro, quando será realizado um ato político com aliados da Reforma Agrária. A atividade terá início às 8h, com acolhida e café da manhã composto por produtos da reforma agrária, seguido do ato político das 10h às 12h, reforçando a unidade entre movimentos sociais, organizações populares e setores comprometidos com a soberania alimentar e a justiça social .
O encontro acontecerá no Parque de Exposições Agropecuárias de Salvador, localizado na Avenida Luís Viana Filho, no bairro de Itapuã. Segundo a direção nacional do MST, o evento reafirma o compromisso histórico do movimento com a Reforma Agrária Popular, a produção de alimentos saudáveis, a defesa da natureza, a solidariedade e a luta pelo território e pelos direitos do povo do campo .
Com o lema “Lutar, Construir Reforma Agrária Popular!”, o 14º Encontro Nacional do MST pretende fortalecer a articulação política e social em um momento decisivo para o país, projetando estratégias de mobilização e resistência para o próximo período.


