A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) participa da Cúpula Pública Mundial – América Latina e Caribe, promovida pela Assembleia dos Povos do Mundo, que será realizada entre os dias 15 e 18 de junho de 2026, em Salvador (BA).
O evento terá como tema central a construção de uma América Latina como zona de paz, solidariedade, soberania e livre de guerras, reunindo representantes de diversos países para debater cooperação internacional e diplomacia entre os povos.
A CTB estará representada por seu presidente, Adilson Gonçalves de Araújo, reforçando o papel da classe trabalhadora brasileira no debate global sobre desenvolvimento, justiça social e soberania.
A Assembleia dos Povos do Mundo, organização internacional de origem russa, atua na promoção do diálogo intercultural, cooperação humanitária e diplomacia pública. Nos últimos anos, expandiu sua atuação para além da Eurásia, consolidando-se como uma plataforma global de articulação entre diferentes culturas, religiões e nações.
Segundo a organização, a cúpula em Salvador tem como objetivo fortalecer a cooperação internacional na América Latina e Caribe, além de impulsionar iniciativas em áreas como política, educação, espiritualidade, arte, cultura, esportes e ciência.
A expectativa é reunir cerca de 500 participantes, incluindo 100 delegados internacionais vindos da América Latina, Caribe, Rússia, África e Oriente Médio. Entre os principais temas em debate estão a diplomacia pública, o patrimônio cultural e o papel estratégico da região na construção de um mundo multipolar.


