Golpe de Estado na Bolívia

Por Luiz Carlos Bresser Pereira, economista e professor

A Bolívia, país muito pobre, foi vítima de golpes e mais golpes que confirmam um fato simples: países que não completaram sua revolução industrial e capitalista a democracia é sempre instável.

Morales é um político indígena de esquerda que, para surpresa de muitos, governou seu país nos últimos 14 anos com rara competência.

Garantiu a seu país estabilidade e uma excelente taxa de crescimento econômico.

Entretanto, há cerca de um ano vinha encontrando problemas inclusive com indígenas. E foi nesse quadro difícil que enfrentou recentemente uma quarta eleição na qual ele cometeu um grande erro.

Quando começou a se tornar claro que ele venceria o pleito, mas teria que enfrentar um segundo turno, as apurações foram suspensas por um dia e, em seguida, os resultados mudaram a favor de Morales.

A direita boliviana, que sempre esteve no poder, e sempre foi liberal e corrupta ou então liberal e incompetente, aproveitou-se desse erro para pressionar pela renúncia de Morales.

Sem apoio dos militares e sob pressão da Organização dos Estados Americanos, Morales renunciou. Vemos, assim, mais uma vez, como é difícil a sorte dos países na periferia do capitalismo.